Widget Image
Secretarias
14/03/2024
HomeSegurançaInvestimentos e ações educativas melhoram a qualidade do trânsito em Itu

Investimentos e ações educativas melhoram a qualidade do trânsito em Itu

O conjunto de investimentos e ações educativas e de orientação no trânsito, implantadas pela atual administração municipal, contribuíram para a redução de quase 50% de óbitos nas vias públicas de Itu. No ano passado houve registro de 6 óbitos, sendo que a expectativa do Governo do Estado era de 11 mortes (em 2017, primeiro ano do atual governo municipal, foram registrados 11 óbitos, número acima da expectativa do Governo Estadual que era de 10 mortes).

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Domingues, o objetivo principal dessas ações é reduzir a zero o número de óbitos nas vias municipais.

Além dessa importante redução, a equipe do Departamento de Mobilidade Urbana da referida Secretaria aponta como outras melhorias no trânsito da cidade de Itu mais segurança para os pedestres na travessia das vias do município; aumento da acessibilidade para o PNE em seus deslocamentos; trânsito mais calmo e contínuo, melhorando a fluidez; maior segurança para motociclistas e veículos nos cruzamentos semaforizados reduzindo conflito entre eles; redução de acidentes sem vítimas graves com vias mais sinalizadas; trânsito mais organizado nos principais polos geradores de tráfego que são as escolas; otimização da área de estacionamento nas vias públicas; crianças mais conscientes sobre a responsabilidade individual no trânsito; ruas identificadas com placas com nome, CEP e bairro.

Essas melhorias resultam das seguintes ações desenvolvidas pela Secretaria: implantação de 24 faixas elevadas de pedestre; implantação da Central Semafórica (sincronismo entre controladores semafóricos e Onda Verde nas principais ruas da cidade) e da Frente Segura (espaço exclusivo para motociclistas em cruzamentos semaforizados); intensificação da sinalização horizontal e vertical nas vias públicas; implantação de nova sinalização horizontal escolar; padronização dos locais de container de lixo próximo às faixas de pedestre, assim como a padronização de espaços reservados para motos (evita motos e containers entre os veículos estacionados); formação de mais de 3 mil alunos no Programa de Educação no Trânsito (Petrans). Além das melhorias citadas, está em andamento a implantação de 5 mil placas com nomes de ruas para melhor identificação das vias públicas.

Outras ações estão previstas a curto e médio prazo e devem contribuir para melhorar ainda mais o trânsito local. Entre elas, a implantação de 30 faixas elevadas de pedestre em pontos estratégicos considerando o mapa de acidentes fatais do INFOSIGA (banco de dados com informações de acidentes no trânsito do Estado de São Paulo); realização de novas campanhas de conscientização para um trânsito seguro; mudança no fluxo de trânsito e reorganização de vias com acidentes constantes.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural ressalta que ações educativas e de orientação no trânsito tornam motoristas e pedestres mais conscientes. E acrescenta que “os maiores influenciadores são os filhos que, após passarem pelo Petrans, cobram dos pais um melhor comportamento ao dirigir”.