23/03/2024
HomeSaúdeIdosos com 90 anos ou mais começam a ser vacinados em Itu

Idosos com 90 anos ou mais começam a ser vacinados em Itu

No início da vacinação para idosos, ocorrida no último sábado (06/02), 427 pessoas com 90 anos ou mais – entre elas muitas sobreviventes a duas pandemias, a da Gripe Espanhola e a do Coronavírus -, foram vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em pontos fixos estruturados para oferecerem rapidez e praticidade. Além desses dois pontos, que foram o estacionamento da Prefeitura de Itu (Drive Thru) e a Subprefeitura da Regional do Pirapitingui, também receberam a primeira dose da vacina, em domicílio, idosos acamados e cadastrados no serviço Melhor em Casa.

Considerados grupo de risco, os idosos mostraram-se emocionados e gratos por aquele momento, assim como os respectivos familiares que ali estavam com eles. A senhora Leonice Salvador Fioravante, com 90 anos, foi a primeira a ser vacinada pela equipe que atuou no estacionamento da Prefeitura. Acompanhada pelo genro, ela afirmou que sempre tomou as vacinas indicadas e que todos devem seguir o exemplo dela e se vacinarem contra a Covid 19.  Embora independente, com a pandemia, dona Leonice se isolou e adotou todos os cuidados sanitários recomendados.

Ela deixou de praticar pilates e passou a receber tudo o que é necessário para o seu sustento por meio dos filhos, que não adentram mais à sua casa. Compreensiva, fez a parte dela, permaneceu isolada e se dedicou ainda mais às quase duas centenas de plantas que possui, o que certamente contribuiu para a sua higiene mental. O semblante sábio e feliz, minutos antes de receber a vacina, também traduzia o coração esperançoso de quem entende e confia na importância da Ciência.

O prefeito Guilherme Gazzola e a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, permaneceram no estacionamento da Prefeitura até o término da ação. Ambos ressaltaram a emoção de ver tantos idosos vacinados e a esperança que os acalentou com o advento da vacina contra a Covid 19.

Neste momento, é importante que idosos com 90 anos ou mais que não foram vacinados no último sábado (06/02), acamados ou não, se cadastrem por meio do link https://itu.sp.gov.br/saude/vacinacao-covid/ ou realizem agendamento presencial ou por telefone (4886-9611) junto à Secretaria Municipal de Saúde, nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, das 8h às 16h.

Dessa forma, os acamados serão vacinados em domicílio e os não acamados em unidade básica de referência, conforme a orientação que receberão da equipe da Secretaria. O agendamento prévio por parte da equipe de saúde se faz necessário para otimizar as doses, pois assim que aberto, o frasco da vacina tem validade por 8 horas.