24/03/2024
HomeSaúdeHospital Municipal completa cem dias de atividades

Hospital Municipal completa cem dias de atividades

“Eu só elogio o hospital. O tratamento da minha filha foi de primeira categoria”, afirma Maria de Fátima da Silva, mãe de Jaqueline, de 21 anos, que foi submetida à cirurgia odontológica no Hospital Municipal Dr Emilio Chierighini. A filha dela tem 21 anos, é portadora de microcefalia e foi a primeira paciente de cirurgias odontológicas realizadas no referido equipamento.

Inaugurado em 2 de fevereiro deste ano, como parte da programação de aniversário da cidade de Itu, o Hospital Municipal completou, no último domingo (12/05), cem dias de atividades. De 26 de fevereiro a 12 de maio foram realizadas mais de 200 cirurgias, entre odontológicas, pediátricas, urológicas e dermatológicas, no equipamento que conta com centro cirúrgico com duas salas e 42 leitos, sendo dois de cuidados intensivos, quatro para recuperação pós-anestésica e 36 de enfermaria clínica.

No mesmo período, houve quase 120 internações de enfermaria clínica. Parte dos leitos do Hospital Municipal é utilizada como enfermaria clínica, o que garante mais privacidade a pacientes e respectivos familiares. Dois desses leitos receberam pacientes poucas horas depois da inauguração do hospital.

Ambos do sexo masculino, na oportunidade, os referidos pacientes foram transferidos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h para o hospital municipal; um deles estava em período de tratamento/medicação e o outro aguardava vaga para cirurgia em hospital especializado de alta complexidade.

Evelyn Gordo de Oliveira destacou a competência e atenção das equipes médica e de enfermagem do Hospital Municipal. “Não tenho queixa do atendimento, pelo contrário. A anestesista, o médico e os enfermeiros são maravilhosos”, comentou a mãe do menino de 10 anos que passou, recentemente, por uma cirurgia de postectomia (cirurgia de fimose).

Localizado na Rua Convenção, 550, no Hospital Municipal são realizadas cirurgias de baixa e média complexidades que, até então, eram feitas apenas pelo Governo do Estado, na maior parte das vezes, fora da cidade de Itu. Ainda neste semestre está previsto o funcionamento, nas dependências do Hospital Municipal, o Centro de Diagnósticos, equipado com Tomógrafo, Raio X e Ultrassom. Os exames que serão feitos no Centro de Diagnósticos atenderão os pacientes internados no Hospital Municipal e também os encaminhados pela rede municipal de saúde.