HomeNotíciasGuarda Municipal reforça segurança nas escolas da Rede Municipal

Guarda Municipal reforça segurança nas escolas da Rede Municipal

Imagem mostra professoras da rede municipal recebendo orientações da GCM.
Diante da ocorrência recente de incidentes violentos em escolas brasileiras e da circulação de rumores de novas ações desta gravidade em outras cidades, a Guarda Civil Municipal reforçou o seu esquema já existente de segurança nas escolas de Itu, visando garantir a integridade dos alunos. A Guarda Municipal dobrou a escala de seu efetivo e iniciou um trabalho de orientação dos funcionários das unidades educacionais do município, para instruir a respeito de normas de segurança e prevenção.
Além disso, o Serviço de Inteligência da Guarda, em conjunto com as Polícias Militar e Civil, segue trabalhando no levantamento de informações e monitoramento de condutas suspeitas, tanto no campo físico, quanto virtual. A partir desta semana, ocorrerá um complemento nas patrulhas escolares, em esquema de revezamento da GCM e da PM, com o intuito de abranger o maior número possível de unidades ao mesmo tempo.
Em 2021, a Prefeitura de Itu, por meio do programa “Cidade Segura”, iniciou a colocação de câmeras em escolas de sua rede. No ano passado, esta iniciativa foi ampliada, chegando à totalidade de unidades escolares monitoradas com câmeras. Somente no ano de 2022, foram registradas 2326 ações de proteção e segurança dos alunos pela GCM.
Cabe ressaltar, que os esforços da Secretaria Municipal de Segurança de Itu, no sentido de amparar as escolas da cidade, já fazem parte dos trabalhos desempenhados pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada), que integra a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Civil, em reuniões para discutir estratégias de combate ao crime.