HomeSegurançaGuarda Civil Municipal cria grupo tático para reforçar a segurança

Guarda Civil Municipal cria grupo tático para reforçar a segurança

Com o objetivo de intensificar a atuação da Guarda Civil Municipal e resguardar ainda mais a segurança da população, a Prefeitura de Itu está criando o primeiro destacamento do GTAP (Grupo Tático de Apoio e Prevenção). A apresentação oficial do grupo será nesta quarta-feira (04), às 10h, na sede da Guarda Civil Municipal (Avenida Prudente de Moraes, 875 – Jardim do Estádio).
O grupamento tem como foco o patrulhamento preventivo e planejado para a proteção dos espaços públicos, com atuação nos locais de maior incidência de criminalidade, como assaltos, furtos, uso e tráfico de entorpecentes. A primeira equipe, formada com oito membros voluntários dentro do quadro efetivo da GCM, vem passando por treinamento tático há um mês, sob a orientação de guardas municipais e instrutores credenciados. A formação é teórica e operacional, incluindo técnicas de abordagem, direção ostensiva, imobilização tática e Controle de Distúrbios Civis (CDC).
As ações do GTAP são realizadas em viaturas diferenciadas e envolvem um maior número de guardas municipais, caracterizando o trabalho ostensivo. Nas viaturas padrão da GCM, atuam dois guardas municipais, que solicitam apoio se necessário. Na guarnição do GTAP, serão no mínimo três integrantes. Dois veículos tipo Toyota Hilux foram adaptados para essa função. Os equipamentos utilizados pela equipe do GTAP são também diferenciados. Chamados de “equipamentos de choque” adequados às operações.