24/03/2024
HomeGestões AnterioresGCMs de Itu participam de treinamento educacional de trânsito

GCMs de Itu participam de treinamento educacional de trânsito

Mais de 40 Guardas Civis Municipais de Itu (GCMs) se formaram no curso de condutores, ministrado no Centro Educacional de Trânsito da Honda, na cidade de Indaiatuba. A capacitação teve início em janeiro deste ano e formou 42 GCMs. O treinamento faz parte da grade curricular de aperfeiçoamento profissional dos agentes e foi realizado nos dias 06 e 07 de janeiro, para uma turma de 20 GCMs, e nos dias 16 e 17 de fevereiro, para a segunda turma de 22 GCMs. Os Guardas Municipais participaram de treinamento e capacitação em veículos de duas rodas (motocicleta,) em diversas situações encontradas no cotidiano.

O treinamento contou com aulas teóricas e práticas nas modalidades “On-Road” (condução segura da motocicleta em área asfáltica) e “Off-Road” (técnicas de pilotagem fundamentais em diversos tipos de terrenos).Nas aulas teóricas de “On-Road”, os GCMs puderam conhecer e se informarem sobre a  História da Honda e seus produtos, além das características das motocicletas, inspeções preventivas sobre pneus, comandos, cabos, parte elétrica, óleo, combustível, corrente de transmissão, capacete e vestuário completo. A postura na condução do veículo de duas rodas, frenagem, curvas, posicionamento da motocicleta, segurança em vias expressas e em rodovias com diferentes pisos, também fizeram parte do aprendizado.

A prática de “On-Road” contou com aulas de curvas, frenagem, postura, aceleração, visão e posicionamento da motocicleta, onde os agentes puderam utilizar tudo o que aprenderam na teoria.

Já a teoria de “Off-Road” apresentou as características das motocicletas, inspeções preventivas, equipamentos de proteção (EPIs), posturas (sentado e em pé), frenagem, curvas (sentado e em pé), subidas (curtas, longas e escorregadias), descidas (escorregadias e acentuadas), pilotagem em lama, areia e cascalho, passagem por obstáculos, erosões, terrenos inclinados, poças d’água e travessia de riachos, além de como agir em caso de atolamento e trilhas.

Na prática do “Off-Road”, os agentes tiveram acesso a vários tipos de pisos (areia, cascalho, lama e asfalto), postura e controle correto ao passar por obstáculos como subidas íngremes, terrenos inclinados, locais alagados e mais alguns contratempos, para a condução das motocicletas.

De acordo com secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto, este tipo de aperfeiçoamento profissional, além de ser uma das exigências do convênio firmado com a Polícia Federal e atender a proposta de capacitação do Efetivo, descrita no Plano de Governo da atual Administração, também faz a GCM de Itu se tornar uma das mais qualificadas do Brasil. O secretário destaca que a capacitação se tornou uma realidade graças à dedicação do setor de ensino da Guarda Municipal, que se encontra sob responsabilidade da GCMF Carmo e seu auxiliar, GCM Moreira.

Texto: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

Fotos: GCM Allan Delon