HomeCulturaGabriel Sater agrada público durante show em Itu

Gabriel Sater agrada público durante show em Itu

O cantor e instrumentista Gabriel Sater se apresentou na noite do último domingo (03/02) na Praça da Independência (Largo do Carmo), como parte das comemorações dos 403 anos de Itu. O show “A Essência do Amanhecer” foi apresentado gratuitamente por meio do Sesc Sorocaba, em parceria com a Prefeitura e o Sindicato do Comércio Varejista de Itu e Região (Sincomércio).

O prefeito Antonio Tuíze, o vice-prefeito Neto Beluci, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zélia Vaccari Gomes, o vereador Marquinho da Funerária, e o presidente do Sincomércio, Carlos D’Ambrósio, prestigiaram o evento.

O repertório autoral do músico conta com canções e temas instrumentais de outros artistas, que destacam tanto a identidade do Pantanal e da fronteira do Brasil/América Latina, quanto a tradicional e boa música brasileira, englobando uma variedade de ritmos que vão do chamamé ao choro, do tango às guarânias, das valsas às polcas paraguaias, de baladas e temas mais modernos, com traços harmônicos e sofisticados da bossa nova e do jazz.

O trabalho do jovem artista, que é filho do violeiro Almir Sater, envolve diversos traços da música latina, portenha, africana, celta, pop, entre outros estilos. Todos contribuem de maneira inspiradora para sua criação musical. Além disso, o cantor agrega o violão, a poesia das canções e o seu refinamento como pesquisador, compositor e arranjador, mostrando-se como um talento singular dentro do cenário da música brasileira.

Nascido em São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul e Pantanal, o cantor completou dez anos de carreira. Tem como fundamento básico a sensibilidade cultural, a valorização e a integração da música regional e fronteiriça do Mato Grosso do Sul. Gabriel já concretizou dois trabalhos, o CD “Gabriel Sater Instrumental” (2006) e “A Essência do Amanhecer” (2009). Seu novo álbum, “Indomável”, está em fase de produção.

Recebeu quatro premiações no “XI Festival Universitário da Canção”, em 2001; ganhou o 1º lugar na “Mostra Paralela do 4º Americanta” (2003), eleito pelo júri e público, apresentando seu trabalho solo e, em 2007, conquistou a 2ª colocação no “Festival Botucanto Instrumental”. Foi o vencedor do cobiçado “Prêmio Produção Pixinguinha 2008” (representando o Mato Grosso do Sul), que é oferecido pela Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Decom

Foto: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu