Widget Image
Secretarias
14/11/2019
HomeSegurançaGabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública é criado em Itu

Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública é criado em Itu

Autoridades civis e militares se reuniram na manhã desta sexta-feira (10/05), na Prefeitura de Itu, para a apresentação do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal – GGI-M, que visa possibilitar a integração do planejamento e das ações implementadas para o enfrentamento da violência e criminalidade no âmbito do município. O prefeito Guilherme Gazzola comandou a reunião que contou ainda com explanação sobre a experiência da implantação do GGI em Atibaia.

A compreensão da importância do GGI-M por parte do prefeito Guilherme Gazzola e consequente autorização para sua viabilização em Itu foram mencionadas pelo secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, como importante ação nesse processo para aprimorar cada vez mais a segurança pública. Agradeceu ainda outros agentes de segurança pública que se empenharam para que o GGI-M se tornasse uma realidade em Itu.

Instituído por lei, o GGI–M é um órgão deliberativo e executivo que opera por consenso e sem hierarquia entre as Corporações, respeitando a autonomia individual de cada instituição que o compõe, objetivando o controle, o desenvolvimento, a avaliação e o monitoramento dos programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e ao combate à violência e à criminalidade em Itu, por meio de atuação conjunta, coordenada e sistêmica dos órgãos.

Entre as competências do Gabinete de Gestão estão promover a integração, em âmbito local, dos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal; gerir, de modo integrado, problemas relacionados à segurança pública, promovendo a cooperação e o compartilhamento de informações entre as instituições que o compõe; contribuir para a integração e harmonização dos órgãos do sistema de justiça criminal, na execução de diagnósticos, planejamentos, implementação e monitoramento de políticas de segurança pública; monitorar e avaliar a execução dos planos municipais de segurança pública.

Como parte da reunião, o capitão PM Wanderley Turolla Alves Cardoso da 3ª Cia do 34º Batalhão da Polícia Militar, o delegado de Polícia de Atibaia, Elton Prado Martins da Costa, o vice-prefeito de Atibaia, Emil Ono, e o secretário de Segurança Pública de Atibaia, Lucas de O. Cardoso, explanaram sobre o funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada em Atibaia, município que reduziu em 60% os homicídios com a implantação do GGI, entre outros índices satisfatórios.

O presidente do Legislativo ituano, Givanildo Soares da Silva, os vereadores Ricardo Giordani e Benedito Roque Moraes, o comandante do Regimento Deodoro – Quartel de Itu, coronel Ricardo Alves Pereira, o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Miguel Ângelo de Campos, o comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, tenente coronel PM Glauco Rogério R. Alves, o coordenador operacional do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Menezes, o sub-comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Cleber Vieira Pinto, o comandante do 2º Sub-Grupamento do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 1º tenente PM Clóvis Augusto Miquelin da Silva, a comandante da 1ª Cia do 5º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, 1ª tenente Janaina Araújo Oliveira, o comandante da 1ª Cia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, capitão PM Fábio Zanata Pazim, o delegado de Polícia do Deinter 7 – Sorocaba, Osmar Guimarães Junior, que representou o secretário estadual de Segurança, general João Camilo Pires de Campos, o comandante da Guarda Civil Municipal de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, o delegado titular de Itu, Nicolau Iusif Santarém, o presidente do Conselho de Segurança – Conseg, João Carlos Pestana Ramos, as conselheiras tutelares de Itu, Mariana G. de A. Nicolau e Ana Paula de Moura Silva, também participaram da reunião.