Widget Image
Secretarias
14/11/2019
HomeCulturaFolia do Divino acontece neste domingo

Folia do Divino acontece neste domingo

No próximo domingo (17/05), a partir das 9h30, acontece nas ruas centrais da cidade o Cortejo do Divino. A Folia do Divino é uma importante tradição popular, que remonta o século XVII, em louvor ao Divino Espírito Santo. A Bandeira do Divino percorre casas, abençoando todas as pessoas, sob a cantoria de violeiros. O povo oferece prendas para distribuir às crianças que representam o futuro, tempo do Espírito Santo. Os pousos receberão prendas em forma de doces não perecíveis para as crianças do Lar Escola Santo Inácio.

O cortejo termina na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, inaugurada no dia 06 de maio e que traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.

Já o fotógrafo Denys Flores apresenta uma série de imagens da festa do Divino em Paraty (RJ), com um olhar sensível aos detalhes de cores e expressões do povo celebrando sua fé, além da exibição contínua do documentário “Quem tem medo de ser caipira”, produzido pelo Projeto Terra Paulista, do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que inclui depoimentos de ituanos.

O cortejo acontece por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Museu da Música, Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu.

Acompanhe abaixo o percurso e horários do cortejo:

09h30 1º Pouso – Museu da Música – Itu
Rua Floriano Peixoto, 480

10h 2º Pouso – Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492

10h15 3º Pouso – Lar Escola Santo Inácio
Rua Paula Souza, 564

10h30 4º Pouso – Antiquário Lila
Rua Paula Souza, 607

10h45 5º Pouso – Museu da Energia
Rua Paula Souza, 669

11h 6º Pouso – Casa Amarela
Rua Paula Souza, 740

11h15 7º Pouso – Casa da Praça
Praça Padre Miguel, 56

Texto: Decom
Fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

(14/05/2015)