16/03/2024
HomeCulturaFestival Interfoto traz grandes nomes da fotografia brasileira para Itu

Festival Interfoto traz grandes nomes da fotografia brasileira para Itu

O Festival Interfoto Itu 2014 ofereceu a palestra gratuita “Foto Extrema”, com Alexandre Socci, no Espaço Fábrica São Luiz, na noite de segunda-feira (25/08). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Itu, Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo.), Espaço Fábrica São Luiz e Protur (Associação Pró-desenvolvimento do Turismo de Itu).

Socci é um dos principais fotógrafos brasileiros dedicados à cobertura de eventos esportivos e esportes radicais. Durante a palestra contou principalmente sobre sua viagem feita em 2012, à Svalbard, território ártico da Noruega conhecido como o ponto habitado mais próximo ao Polo Norte. A proposta da expedição era a produção de fotografia e filmagem em “white water kayaking” de Pedro Oliva, recordista mundial de queda livre em caiaque.

A equipe foi em busca de cachoeiras formadas pelo derretimento do gelo ártico durante os meses em que o sol não se põe e, o Sol da Meia Noite, pode ser visto. Foram 13 dias de viagem em um veleiro, sem poder descer em terra e rodeados de gelo e frio intenso, como destacou.

O fotógrafo também contou sobre a ida ao Havaí que acabou rendendo fotos inesperadas com as lavas do vulcão Kilauea e que acabaram rodando o mundo, tendo uma visibilidade muito maior do que o esperada por todos.

Nesta terça-feira (26/08), às 19h30, o Interfoto conta com a palestra “O Desafio das Agências Fotográficas no Brasil”, com Rubens Chiri, fundador da Perspectiva Agência Fotográfica que presta serviços para empresas nacionais e internacionais e que, desde 2001, é fotógrafo oficial do São Paulo FC, acompanhando incessantemente o elenco no dia a dia de treinos e nos jogos dentro e fora do Morumbi.

O Festival Interfoto Itu 2014 conta com o patrocínio do Colégio Anglo Itu/Salto, Restaurante Colombo e realização e organização da Revista Terraço, Ágape Comunicação e Di & Partners.

A programação do Interfoto é toda gratuita e continua até o dia 30 de agosto. Confira:

De 23 a 30 de agosto
Fotoretrospectiva 2013 Arfoc/Canon
Multimídia da Copa 2014
Ituano Campeão Paulista
Máscaras Impermanentes de Alessandro Celante
Urbanus de Keiny Andrade
Divina Paraitinga de Denys Flores

27 de agosto
19h30 às 21h30 – Palestra Fotografia Fineart – O que é, técnicas e mercado com Carlos Marien

28 de agosto
19h30 às 21h30 – Palestra Fotojornalismo (Arfoc)