Widget Image
Secretarias
HomeCulturaFestival de Cinema traz apresentações gratuitas para o público

Festival de Cinema traz apresentações gratuitas para o público

Foi realizada nesta quarta-feira (05/12) a cerimônia oficial de abertura da sexta edição do Festival de Cinema de Itu, que conta com dezenas de apresentações gratuitas de curtas metragens da Mostra Competitiva. A cerimônia ocorreu no Auditório da Prefeitura e contou com uma homenagem ao jornalista, escritor e cineasta Maurice Capovilla que teve seu filme “Nervos de Aço” exibido ao final do evento.

Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura Geraldo Gonçalves Junior representando o prefeito Guilherme Gazzola, alguns dos jurados da Mostra Competitiva, Sérgio Santeiro, Luiz Rosemberg Filho e Joel Yamaji, a cineasta Renata Saraceni, além de amantes da sétima arte.

“Retomar a realização dos Festivais de Cinema de Itu foi um dos objetivos que havíamos traçado no ano passado. Ver esse sonho se tornar realidade nos enche de satisfação e esperança de que possamos torná-lo na referência regional das mostras cinematográficas”, comentou Geraldo Gonçalves Junior.

Capovilla de 84 anos, não pôde estar presente, porém enviou uma carta em quefalou sobre a vida e morte e pediu aos amigos para que retribuam a cidade a homenagem que recebeu e parabenizou os organizadores do Festival. Renata Saraceni recebeu, em nome de Capovilla, das mãos do secretário municipal de Governo, Rodrigo Tomba, o troféu em homenagem ao cineasta.

Todas as 65 produções participantes da Mostra Competitiva serão exibidas no Teatro NósMesmos e têm no máximo, 20 minutos de duração cada. O Festival inova mais uma vez para trazer ao público o maior número de filmes possível, em uma tentativa de diminuir o número de exclusões de trabalhos inscritos e, com foco principal no cinema regional. A realização é da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Cinema Mundo Produções.

O homenageado

Capovilla dirigiu em 1962 “União”, seu primeiro curta-metragem, produzido pelo Centro Popular de Cultura e Sindicato da Construção Civil de São Paulo. No ano seguinte, 1963, realiza “Meninos do Tietê” que recebe o prêmio de melhor filme na 1ª Semana Latino-Americana de Cinema Documental, em Buenos Aires. Em 1964, faz o documentário “Subterrâneos do Futebol”, com produção de Thomas Farkas.

Trabalha como editor e crítico cinematográfico no Jornal da Tarde, entre 1965 e 1967, lança o documentário “Esportes no Brasil” (1965) e se torna professor na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Em 1967, escreve, dirige e produz seu primeiro longa-metragem, “Bebel, Garota Propaganda”, baseado em conto do escritor Ignácio de Loyola Brandão. Com ele, Rossana Ghessa ganha o prêmio de melhor atriz no Festival de Brasília, ainda em 1967.

Três anos depois, dirige seu segundo longa, “O Profeta da Fome”, inspirado no texto “Estética da Fome”, do cineasta Glauber Rocha, premiado com o melhor argumento e roteiro no Festival de Brasília e melhor filme no Prêmio Molière no Air France do Cinema, ambos em 1970.

Capovilla também produz o longa “Noite de Iemanjá” (1971) e “O Jogo da Vida” (1977), que ganha o Kikito do Festival de Gramado de melhor atriz coadjuvante para Miriam Muniz, em 1978. Na TV, trabalha para diversas emissoras, entre elas, a Rede Globo, como diretor da série Globo Shell (1971) e Globo Repórter.

Em 2003 estreia “Harmada”, uma adaptação do romance de João Gilberto Noll (1946) e “Nervos de Aço”, parte das comemorações pelo centenário do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues que traz no elenco Arrigo Barnabé, Pedro Sol, Juliana Thomaz e Ana Lonardi.

Acompanhe a programação da sexta edição do Festival de Cinema de Itu, que é gratuita e programe-se:

05 de dezembro (quarta-feira)

19h – Cerimônia de abertura do VI Festival de Cinema de Itu

Local: Auditório da Prefeitura de Itu

Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro

21h – exibição do filme “Nervos de Aço”, de Maurice Capovilla

 

06 e 07 de dezembro (quinta-feira)

Local: Teatro NósMesmos

Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova

Das 14h às 21h30 – Mostra competitiva de curtas

 

08 de dezembro (sábado)

Local: Teatro NósMesmos

Avenida Prudente de Moraes, 210, Vila Nova

10h30 – Palestra “Crítica de cinema no mundo digital”

14h – Mostra “Hour Concours”

16h – Roda de conversa “O cinema e a aldeia”

20h – encerramento

 

Os filmes que serão exibidos na Mostra Competitiva de Curtas são:

Manhê!

Primatas

Te Perdi no Metrô

7 a 1

Brasil Ride 24 horas

Contravenção

 

Tobias Tatu

Diga a Meu Pai que Estou Bem

Carroça 21

25 de março

Ainda Não

 

Leitura e Visões Fernando Pessoa

Conselheiro Crispiniano

Autognose

Entre Os Ombros

Euclydes

 

Osires

Cidade Sem Água

Por Cuecas e Meias

Narrativa de Um Crime

Cine Margem

 

Menina

Cartas da Loucura

CAna

Eternidade

Número 1

 

Fractus

Arquitetura do Abismo

Vilarejo Libertino

App da Morte

 

Filme Cult na Quartas

A Montanha Acima de Nós

Beto

Um Filme de Baixo Orçamento

As Duas Faces da Realidade

Na Pele de Charlote

Ciclos

 

Cadarço

A Fuga

João e Nina

Xadrez Mafioso

8 Patas

 

Helicônias

Minha Mãe, Minha Filha

Borá

Mortalha

 

Destino

Entre Gente

Ricardo Para Deputado

Batom Vermelho

Mesmo com Tanta Agonia

 

Aguente

Brassagem

Ressuscita-me

SU DAU THAI

Laura

ONI

 

Colônia Penal

2017

2071

O Homem do Saco

Deuteronômio 22

 

Na Mostra “Hors Concours” serao exibidos os filmes

Ferroada

Terra Fértil em Maré Cheia

A Mulher da Casa do Arco Íris

Regresso

Feriado em Iporanga

 

E finalmente os filmes convidados para o festival

Balança da Vida

Viagem Pelo Interior Paulista

O Discurso da Imagem

Cartas de Ourinhos

O secretário municipal de Cultura destacou que o desejo é tornar o Festival de Cinema de Itu referência regional das mostras cinematográficas