Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeCulturaFestival de Artes está repleto de atrações no feriado prolongado

Festival de Artes está repleto de atrações no feriado prolongado

O final de semana prolongado começa na noite de quarta-feira (08/07) para o Festival de Artes de Itu. Na véspera do feriado de 09 de julho, Revolução Constitucionalista, acontece a apresentação do Duo de Violões com Anima, a partir das 20h, na Fábrica São Luiz. Centrado na música erudita brasileira, com sonoridade camerista, os músicos, Leonardo Leite e Célia Trettel, têm em Heitor Villa-Lobos, Isaias Sávio e Camargo Guarnieri sua maior inspiração.

Já na quinta-feira (09/07), feriado, às 19h, também na Fábrica São Luiz, é a vez das crianças se divertirem com a apresentação do “Circus – a nova tournée”, que recria o com bonecos o mundo do circo em quadros curtos e divertidos, em um espetáculo para crianças e adultos. No picadeiro saltimbancos apresentam números com minhocas trapezistas, ovos equilibristas, o árabe e seu dromedário entre outros números que prometem encantar a todos.

Na sexta-feira (10/07) o Museu da Energia recebe, às 10h e às 14h30, as Histórias de Cordel, levando a um mergulho à contação de história que estimula a imaginação, contribui para a aquisição da linguagem oral, para afetividade e para a formação crítica do indivíduo. Os atores cantam, dançam e usam gestos e expressões que dão vida aos personagens das histórias, em um espaço cênico que estimula a imaginação e a interatividade com o público.

Às 19h, na Casa da Praça, acontece a abertura da mostra da Academia Paulista de Fotografia e uma palestra. Ainda na sexta-feira, a partir das 20h, acontece a apresentação do Jazz na Fábrica, grupo formado por músicos ituanos, e que tem como objetivo desmistificar o jazz e mostrar que não é um estilo dos intelectuais, mas um estilo acessível para o público em geral desmistificando os falsos pré-conceitos.

No sábado (11/07), o Festival de Artes volta no tempo com o “Lambe Lambe Digital”, um projeto de intervenção artística baseado nos antigos fotógrafos de pracinha denominados “lambe-lambe”, muito populares até a década de 80.  A intervenção visa rememorar esses fotógrafos e criar um cenário similar ao do passado, com o fotógrafo posicionado em local de grande fluxo de pessoas, convidando o público a tirar “um retrato’ de forma gratuita e com uso de acessórios como chapéus, lenços e echarpes.

A partir das 16h, no Museu da Energia, acontece a apresentação de “Entre Modinhas e Lundus”. Valorizando a cultura brasileira, o grupo vem se dedicando ao repertório de modinhas e lundus, gêneros fundamentais da formação de nossa música.

Às 20h, no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, é a vez da Orquestra Sinfônica da Assatemec fazer sua apresentação. Com 40 integrantes a Orquestra  Sinfônica Jovem apresenta repertório que vai do barroco, passando pelo clássico, romântico, moderno, chegando até as brasileiras atuais e folclóricas.

Na manhã de domingo (11/07), o Duo Inato Sonoro traz o melhor da música popular brasileira para a Praça da Matriz, a partir das 11h. A dupla apresenta o tradicional “voz e violão” acompanhados pela diversidade sonora propiciada pelos instrumentos de percussão em sonoridade ora intimista, ora expansiva e festiva, com seu repertório cheio de swing, mesclando com muito equilíbrio rap, samba, funk, reggae, música regional, forró, de músicos e grupos como Jorge Benjor, Tim Maia, Originais do Samba, Natiruts, O Rappa, Pena Branca e Xavantinho, Racionais, João do Vale, Almir Sater, entre outros.

Encerrando o feriado prolongado, a partir das 16h, na Praça da Matriz, a Palhaçada Severina promete animar a todos com a missão de preparar a plateia para a chegada de uma grande atração que está a caminho, Severina precisa lidar com o imprevisto e entreter a plateia diante do atraso dessa misteriosa personagem.

O Festival de Artes de Itu segue até o dia 19 de julho, com atrações gratuitas para todas as idades. Acompanhe a programação e os endereços dos locais das apresentações:

09/07 – quinta-feira
19h – Circus – a nova tournée
Local: Fábrica São Luiz

10/07 – sexta-feira
10h – Histórias de Cordel
Local: Museu da Energia
14h30 – Histórias de Cordel
Local: Museu da Energia
19h – Abertura mostra da Academia Paulista de Fotografia e palestra
Local: Casa da Praça
20h – Jazz na Fábrica
Local: Fábrica São Luiz

11/07 – sábado
11h – Lambe lambe digital
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
16h – Entre Modinhas e Lundus
Local: Museu da Energia
20h – Orquestra Sinfônica Jovem da Assatemec
Local: Assatemec

12/07 – domingo
11h – Duo Inato Sonoro
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)
16h – Palhaçada Severina
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)

13/07 – segunda-feira
15h – Palhaçada Severina
Local: Cras Frei Alípio

14 a 17/07 – terça a sexta-feira
Das 14h à 18h – Exposição Sonho em Verde das Marias
Local: Fábrica São Luiz

15/07 – quarta-feira
14h30 – O Brocado de Seda
Local: Fábrica São Luiz
20h – Apresentação final da oficina Diversidade Teatral
Local: Fábrica São Luiz

16/07 – quinta-feira
20h – Ensemble Nahor Gomes & João Lenhari
Local: Fábrica São Luiz

17/07 – sexta-feira
20h – Ecos da Paulistânia
Local: Fábrica São Luiz

18/07 – sábado
16h – Máquina de Brasilidades – Clownbaret
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)

19/07 – domingo
11h – Cirquim do Serafim – Circo Navegador
Local: Praça Padre Miguel (Matriz)

Endereços:
Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492 – Centro

Casa da Praça
Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro

Cras Frei Alípio
Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14, Cidade Nova

Museu da Energia
Rua Paula Souza, 669, Centro

Temec
Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil

Decom

(08/07/2015)