HomeObrasFeiras livres começam a ganhar cara nova em Itu

Feiras livres começam a ganhar cara nova em Itu

Após recadastramento da Prefeitura, houve medidas de reforço na higiene e foi iniciada a padronização de barracas

As feiras livres de Itu estão ganhando uma nova cara, com padronização das barracas e reforço na higiene. Essas mudanças fazem parte do estreitamento da relação entre a Prefeitura e os feirantes, retomado pela atual administração municipal. As melhorias são reflexos diretos do processo de recadastramento realizado recentemente pela Secretaria de Obras, garantindo a legalização dos comerciantes que participam das feiras livres.
Já a partir desta semana, os pontos das feiras livres passam a contar com água corrente e caixa de esgoto, evitando o descarte inadequado de resíduos de peixes, frangos e outros itens. Além de proporcionar melhores condições de conservação e limpeza dos produtos, essa medida colabora com a redução do mau cheiro nos locais de feira. A implantação desses recursos contou com a participação da CIS (Companhia Ituana de Saneamento).
Outro implemento é a presença periódica de fiscais da Vigilância Sanitária, conferindo as condições de itens como trajes, instalações das barracas, acondicionamento e manipulação dos produtos à venda.
Por meio de um acordo entre a Prefeitura e os feirantes, as barracas começam a ser padronizadas, auxiliando na organização e na boa aparência das feiras livres. O bom relacionamento entre os comerciantes e o governo também facilitou a mudança de local da feira diante do Velório Municipal. Ela continua a ser realizada na mesma praça, porém a partir de uma área que não prejudica o acesso ao velório.
Tornando os espaços das feiras padronizados e mais atrativos aos consumidores, a Prefeitura entende que, consecutivamente, os feirantes irão se beneficiar com o aumento do público e maior rentabilidade.
A atual administração inclusive já iniciou estudos para a realização de mais feiras noturnas na cidade, assim como já acontece no Itaim, visando o atendimento de uma grande parcela da população que não consegue frequentar as diurnas devido ao horário de trabalho.
Atualmente, as feiras ocorrem em Itu nos seguintes dias e locais:

Mercado Municipal
Jardim Aeroporto
Jardim União

Vila Nova

Portal do Éden
Itaim (noturna)

Praça da Bíblia (Cemitério)

Rancho Grande

Parque Industrial