Widget Image
Secretarias
25/04/2024
HomeTurismoFeira de Artesanato de Itu terá workshops com Balaio Mineiro Uai

Feira de Artesanato de Itu terá workshops com Balaio Mineiro Uai

Realizada pela Secretaria de Turismo da Prefeitura, de 05 a 08 de setembro, a Feira de Artesanato de Itu contará com workshops ministrados pela equipe da Balaio Mineiro Uai, na Praça do Carmo. Fundada no ano de 2008, a Balaio Mineiro Uai é uma federação de associações de artesãos e produtores caseiros do Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais.
As modalidades oferecidas serão bordado livre, pirografia e reciclagem com garrafas. Serão aplicados workshops no período da manhã e à tarde, com limite máximo de 10 participantes por oficina. Cada interessado deverá levar o material de acordo com a oficina escolhida. As inscrições poderão ser feitas de 01 a 05 de setembro pelo telefone 4023-1544.
Confira a descrição completa dos workshops que serão realizados na Feira de Artesanato de Itu:

Oficina de Bordado Livre
Este é o minicurso de bordado livre para iniciantes do Clube do Bordado. Nele são ensinados pontos para contorno e preenchimento, suficientes para criar inúmeros bordados diferentes, além de técnicas para arremate, acabamento, processos e familiarização com materiais específicos e indicação de fornecedores.
Oficineira: Roseli M. Sitton do Amaral começou a fazer parte do Balaio Mineiro em 2009. Borda e faz artesanato desde criança e continua a prática até hoje. Nos seus trabalhos desenvolve algumas técnicas, como: bordado livre, kamal kadai, ajur, crochê, richelieu e falso crivo.
Tempo de duração de cada oficina: 1 hora
O aluno(a) interessado deve levar: Linhas coloridas, principalmente nas cores: verde, vermelho, amarelo, rosa, roxo, azul, etc. Aproximadamente 40 cm de tecido liso de algodão, uma agulha de bordar, tesoura e uma folha de papel carbono para cada participante.

Oficina de Pirografia
A palavra pirografia é a arte de decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objeto aquecido, como o Fireplace poker. É também conhecido como ‘pokerwork’ ou ‘wood burning’. De origem grega, a palavra significa “escrita + fogo”. Cogita-se que a pirografia foi das primeiras manifestações artísticas humanas, já que a humanidade descobriu o fogo há mais ou menos dez mil anos. É uma forma de arte primitiva e ancestral.
Nome do Oficineiro: Álvaro desenhista desde 1974, começou a pirogravura em 1982.
Tempo de duração de cada oficina: 1 hora
O aluno(a) interessado deve levar: pedaços de madeira de 15×10. 20×30. A quantidade que quiserem, madeira Branca, pinus liso.

Oficina de Crochê
Amigurumi é uma técnica japonesa para criar bonecos feitos de crochê. A origem do termo vem da contração de duas palavras: amimono, que quer dizer crochê ou tricô, e nuigurumi, que significa brinquedo de pelúcia.
Nome do Oficineira: Cida é crocheteira há 19 anos. O crochê surgiu inicialmente em sua vida em uma hora de necessidade, e posteriormente se tornou uma profissão, sendo sua principal fonte de renda. Com um amor inexplicável trabalha com cuidado cada peça que faz a tornando única e exclusiva.
Tempo de duração de cada oficina: 1 hora
O aluno(a) interessado deve levar: um noveno de cor clara e linha de amigurumi e agulha para crochê número dois e meio e manta acrílica.

Oficina de reciclagem com garrafas
Nesta oficina, estaremos ensinando e colocando ideias em prática para a reutilização das garrafas para criar e decorar com lindos artesanatos usando a criatividade que existem em cada um.
Nome do Oficineira: Adelaide desde de criança tem contato com trabalhos artesanais. Aprendi a fazer crochê na adolescência. Mas depois que aposentei preenchi minha vida com que mais gosto, que é o artesanato. Inquieta e curiosa, aprendi diversas técnicas de pintura em msg e resolvi integrar o grupo que defende a natureza reciclando garrafas, galões de água e vidros de palmito. A técnica que vou passar será a imitação de couro velho na garrafa.
Tempo de duração de cada oficina: 1 hora
O aluno(a) interessado deve levar:  Garrafas, 01 rolo de fita crepe, 01 vidro de betume gel na cor tabaco, 01 vidro pequeno de tinta metal colore na cor ouro, trapos para limpar mãos e pincéis, bandejinha de isopor para usar como aquarela e pincel número 20.