Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSeminário 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional e Cerimônia de Homenagem ao Bicentenário de falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Seminário 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional e Cerimônia de Homenagem ao Bicentenário de falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo

Map Unavailable

Data / Hora
Data(s) - 23/02/2019
09:00 - 22:00


Em razão dos 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional e do bicentenário do falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, a cidade de Itu contará com uma programação especial no próximo dia 23. A série de eventos será composta por seminário, visita técnica à Igreja Matriz e um concerto musical.

A realização é do Museu de Arte Religiosa e Música Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo que pertence à Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico da Prefeitura da Estância Turística de Itu. As celebrações contam com o apoio do Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/ Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e do Sincomércio.

Às 9h, terá início o Seminário 80 anos de tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional. Contando com palestras, debates e homenagens, o seminário ocorrerá no Auditório do Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137). A palestra de abertura do Seminário será proferida pela Professora Doutora Myrian Ribeiro especialista nos estilos do Barroco Brasileiro. A entrada livre até lotação do auditório, não havendo necessidade de inscrição.

Já às 14h, será promovida uma Visita Técnica à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, conduzida pelo professor doutor Percival Tirapeli. Para participar da visita técnica é obrigatória a inscrição, que deve ser realizada exclusivamente pelo e-mail: [email protected].

Durante a noite, a partir das 20h, com apoio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu e do Coral Vozes de Itu e do Museu da Música Itu ocorre a Cerimônia de Homenagem ao Bicentenário de falecimento do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e aos 80 Anos de Tombamento da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu como Patrimônio Nacional. Este último evento, com entrada franca e livre, também será na própria Igreja Matriz.

A cerimônia será dividida em duas partes, sendo a primeira formada por homenagens a personalidades ligadas à preservação patrimonial. O segundo momento da solenidade contará com uma apresentação musical do Coral Vozes de Itu, sob a regência dos Maestros Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini, trazendo obras de compositores mineiros e ituanos.