07/03/2024
HomeEsportesEvento comemora um ano do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu

Para comemorar e concluir o primeiro ano do projeto Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Itu foi realizado, no último domingo (11/07), um simulado (treino especial) no Estádio Dr. Novelli Júnior, a fim de marcar o final desse período e incentivar os atletas a continuarem os treinos. Na oportunidade, o padrinho do projeto, ex-triatleta com participação em três Olimpíadas e hexacampeão brasileiro, Juraci Moreira, esteve presente e os alunos receberam o certificado “Sou Atleta”.

Também prestigiaram o evento o secretário municipal de Esportes, Gilmar Dias Pereira, o presidente da Federação Paulista de Triathlon, Rychard Hryniewicz Júnior, e o presidente da Apani, Eduardo Bordin. Em Itu, o projeto é desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana (Apani) – SEME Itu com apoio da Prefeitura e contempla 40 alunos, entre crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

As aulas ministradas pela Escolinha de Triathlon Formando Campeões têm caráter mais lúdico, de iniciação ao esporte, e acontecem duas vezes por semana, com duração de duas horas cada, sempre no contraturno escolar, para turmas de 10 alunos. As turmas são divididas segundo a faixa etária e nível de desenvolvimento. O volume de treino também varia de acordo com a idade e nível de desenvolvimento. Também são realizados treinos com simulação das transições do triathlon.

Ao todo, o projeto – iniciado por Juraci Moreira, em maio de 2015, na cidade de Curitiba -, conta com 13 núcleos da Escolinha pelo Brasil, atendendo 580 crianças e adolescentes. Hoje o projeto, que visa formar novos talentos do esporte, dispõe de núcleos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba/PR, Joinville/SC, Campinas/SP, Itu/SP, Ceilândia/DF, Aquiraz/CE e Caucaia/CE. Para participar do projeto, as crianças e adolescentes devem estar matriculadas em escolas da rede pública e apresentarem boas notas.