Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeTurismoEstado libera continuidade das obras do Trem Republicano

Estado libera continuidade das obras do Trem Republicano

A assinatura do termo de adequação do projeto e prorrogação de prazo, garantem que os impasses que impediam as obras estão solucionados

Prometido há praticamente 10 anos, o Trem Republicano ainda não se tornou uma realidade e, por pouco, não foi descartado.  A atração turística, que contemplará um trajeto de ferrovia entre os municípios de Itu e Salto, quase teve seu convênio suspenso pelo governo do Estado devido às falhas técnicas no projeto, que era tocado por administrações anteriores. Nesta semana, o sonho do Trem Republicano renasceu com a assinatura de um documento garantindo que os impasses que impediam o andamento das obras estão solucionados.
Toda a reorganização e readequação da parte ituana do projeto contou com empenho da Secretaria Municipal de Planejamento que, desde o início de 2017, manteve contato com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) visando obter orientações para os ajustes técnicos e prestando os devidos esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos referentes ao Trem Republicano.
Na segunda-feira (26/02), o secretário municipal de Turismo, Vinícius Salton, participou de audiência com Fabrício Cobra, secretário de Estado de Turismo, que assinou um termo de adequação do projeto e prorrogação de prazo. “Esse é um momento de extrema importância na história desse projeto. Resolvemos um impasse que perdurava há muito tempo perante o Dadetur e, praticamente, salvamos algo que estava à beira do cancelamento”, comentou Salton.
Um documento semelhante foi assinado na mesma ocasião, referente ao município de Salto, uma vez que o projeto é uma realização intermunicipal. Com isso, as verbas pendentes deverão ser liberadas em breve pelo Dadetur, assegurando a retomada efetiva da implantação do projeto. Estima-se que Itu deverá receber nos próximos dias um repasse de aproximadamente R$ 1,7 milhão para a continuidade do Trem Republicano.
Na manhã desta terça-feira (27/02), os prefeitos Guilherme Gazzola e Geraldo Garcia, respectivamente dos municípios de Itu e Salto, oficializaram as assinaturas dos termos de adequação e prorrogação, durante reunião do Citrem (Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano).