20/03/2024
HomeMeio Ambiente“Espaço Árvore” determina regras para canteiros ecologicamente adequados

“Espaço Árvore” determina regras para canteiros ecologicamente adequados

A iniciativa prevê maior permeabilidade de água para o crescimento, permite a melhor fixação das raízes no solo, além da cidade ganhar em beleza, segurança e cuidado com o meio ambiente

Na tarde da última segunda-feira (21/08) foi dado início a implantação do “Espaço Árvore”, desenvolvido em parceria com o Programa Município VerdeAzul, por meio de resolução  do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). O “Espaço Árvore” é o local destinado ao plantio de árvores nas calçadas (berço/canteiro), buscando o tamanho compatível com o desenvolvimento de tronco e raízes, não prejudicando assim o calçamento e garantindo o crescimento saudável da espécie arbórea.
O primeiro “Espaço Árvore” foi implantado em frente à Câmara de Vereadores, como exemplo ao que deverá ser seguido. “O espaço é um ganho ambiental no sentido de marcar um local adequado para as árvores, assim como temos em nossa casa o lugar para a entrada de água, saída de esgoto e poste de energia, a ideia é que para a árvore também seja pensado um local. Uma cidade mais arborizada traz muitos benefícios para a qualidade da vida da população”, diz Valéria Rusticci, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente.
Em novos loteamentos o “Espaço Árvore” deve ser implantado, em calçadas de largura mínima de 2,5m, com um metro de largura por dois metros de comprimento no sentido do meio fio. Em calçadas com largura menor de 2,5m o espaço deverá ser considerado de 40% da largura e comprimento mínimo igual ao dobro da largura.
Para quem já tem um canteiro em frente de casa não é preciso modificá-lo, mas caso queira adaptá-lo pode pedir orientações para a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contatando pelo telefone 4025-1412 ou ainda na Avenida Itu 400 Anos, 77, Itu Novo Centro.
Com o “Espaço Árvore” haverá maior permeabilidade de água para o crescimento, permite a melhor fixação das raízes no solo, além da cidade ganhar em beleza, segurança e cuidado com o meio ambiente.