06/04/2024
HomeCulturaCursos gratuitos são oferecidos na Escola de Iniciação Artística

Cursos gratuitos são oferecidos na Escola de Iniciação Artística

Imagem mostra uma menina de óculos, tocando violão em um curso gratuito da Emia.

A Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro” tem oferecido diversos cursos gratuitos para crianças e adultos do município de Itu. A escola, que em 2017 contava com 102 alunos e hoje supera 650, educa crianças a partir dos 9 anos e adultos, que participam de cursos de teatro, piano/teclado, violão, desenho clássico e canto coral, além de aulas teóricas de música e história da arte.

Imagem mostra a apresentação de dois alunos de teatro, em um dos cursos gratuitos oferecidos pela Emia.

Um dos objetivos da Emia é auxiliar e formar grandes artistas, que descobrem seus talentos através dos cursos gratuitos que a escola disponibiliza, uma vez que, muitas das vezes, esse acesso ao meio artístico acaba sendo difícil à população.
Para o professor de violão, José Euclésio dos Santos, a Emia é uma ferramenta emancipadora. “É através da arte que você se coloca como um cidadão, como ser humano. A arte é aquilo que você expressa e vive no seu cotidiano, como alegria, tristeza, tudo aquilo que envolve uma vida social”, afirmou.

Imagem mostra aluna com camiseta vermelha tocando violão em um dos cursos gratuitos oferecidos pela Emia.

Visto como um local de grande importância para o crescimento do aluno, o professor de desenho clássico, Luciano Luz, destaca o quanto a escola auxilia na capacidade de aprimorar o talento dos artistas. “No caso da arte, hoje é difícil encontrar uma escola como a Emia, que disponibiliza isso ao munícipe sem custo algum, gerando uma condição para que o talento de cada um deles seja aprimorado e valorizado através do aprendizado”, comentou.

Imagem mostra um homem adulto tocando teclado em um dos cursos gratuitos oferecidos pela Emia.

O espaço propicia ainda uma oportunidade de desenvolvimento social, tornando-se um local de convívio para diversas famílias, oferecendo aos frequentadores e visitantes exposições, ensaios abertos e palestras. Os alunos também realizam apresentações dentro de equipamentos públicos, como na sede da Melhor Idade, por exemplo. A Escola Municipal de Iniciação Artística funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada dentro da Casa da Cultura, na Praça Padre Miguel (Matriz), no Centro de Itu.

Imagem mostra quatro alunos, dentre crianças e adolescentes, sendo 3 meninas e 1 menino em uma mesa fazendo desenhos sob orientação de seu professor, um homem em pé de camiseta azul marinho, em um dos cursos gratuitos oferecidos pela Emia.