Widget Image
Secretarias
HomePromoção SocialEquipes de saúde atendem pessoas e animais acolhidos por ação solidária na AAI

Equipes de saúde atendem pessoas e animais acolhidos por ação solidária na AAI

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde colaboraram, nas noites das últimas quarta e quinta-feiras (10 e 11/07), com a ação promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, para acolher no ginásio da Associação Atlética Ituana (AAI) pessoas em situação de rua, juntamente com seus animais de estimação, nesse período de baixas temperaturas.Os profissionais avaliaram tanto as pessoas acolhidas quanto os seus respectivos animais de estimação.

Na primeira noite foram realizados 15 atendimentos médicos, com a maioria dos diagnósticos de Hipertensão Arterial e Hipoglicemia. Houve ainda registros de quadros clínicos respiratórios (resfriado, tosse, entre outros) e suspeitas de infecções (com atendimento e medicação no local ou encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas). As pessoas acolhidas que manifestaram desejo foram vacinadas contra a gripe.

Na noite de quinta-feira, além de aferições de pressão arterial e realização de Dextro (exame de glicemia), as pessoas foram submetidas a consultas médicas com relatos de dores, problemas respiratórios e Hipertensão Arterial, curativo e encaminhamentos para consultas com médicos especialistas.

Os animais foram avaliados por profissionais da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, não sendo constatados baixo peso, sarna, carrapatos e nem havendo necessidade de medicação. A equipe distribuiu ração, roupas e cobertores aos animais.

Ação solidária

A ação, que conta com apoio de outras secretarias municipais, entidades locais e população ituana, continua neste final de semana, quando estão previstas baixas temperaturas na cidade. Na primeira noite da ação solidária (07/07) foram acolhidas 20 pessoas em situação de rua e, ao longo desta semana, o número girou em torno de 30 a 35 acolhidos, atingindo 39 na noite de quinta-feira (11/07).

A Guarda Civil Municipal (GCM) pode ser acionada pelo número 153, inclusive, por munícipes que queiram comunicar a presença de pessoas em situação de rua, a fim de que as equipes da Prefeitura possam fazer a abordagem e levá-las até o ginásio no período da noite.