17/03/2024
HomeSaúdeEquipe do Nana Nenê participa de evento no Ceunsp

Equipe do Nana Nenê participa de evento no Ceunsp

A equipe do Projeto Nana Nenê da Secretaria Municipal da Saúde ministrou palestra, na última segunda-feira (25/08), no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), na abertura de evento alusivo à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada anualmente no período de 1 a 7 de agosto.

Criado em 2010, o Nana Nenê tem como objetivos aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade e morbidade infantil de Itu. A equipe do Nana Nenê é constituída por médica pediatra, enfermeira, técnicas de enfermagem, assistente social, psicóloga e nutricionista.

A rotina de trabalho do projeto é composta de visita diária hospitalar à mãe e recém-nascido; contato telefônico com todas as mães na primeira semana após a alta hospitalar; visita domiciliar dentro da primeira semana depois da alta hospitalar da mãe; atendimento ambulatorial dos casos com dificuldade e retornos programados; reuniões quinzenais para discussão de casos e avaliação de rotinas.

Participaram do encontro alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Nutrição, que também fizeram apresentações sobre aleitamento materno. Os estudantes de Psicologia abordaram o vínculo afetivo existente entre mãe e filho durante a amamentação; os alunos de Enfermagem enfocaram o manejo clínico da amamentação; e os estudantes de Nutrição destacaram a composição nutricional do leite materno.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu