HomeCulturaEncontro regional de desenhistas urbanos ocorre em Itu

Encontro regional de desenhistas urbanos ocorre em Itu

Imagem mostra o orelhão de Itu com os seguintes dizeres em letras azul, laranja e roxa (Encontros Regionais Usk Brasil Sudeste Itu 2023). Participam do encontro desenhistas urbanos

A cidade sediará o encontro regional de desenhistas urbanos Urban Sktechers Sudeste em junho. Evento pretende reunir cerca de 120 participantes

Já estão abertas as inscrições para o Urban Sketchers Sudeste, evento previsto para junho deste ano, realizado pela USK-Itu, com apoio da Prefeitura de Itu por meio de sua Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. O encontro regional de desenhistas urbanos pretende reunir cerca de 120 participantes, vindos dos quatro Estados da região Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), além de artistas renomados, que ministrarão oficinas.
Os encontros de desenho valorizarão o cenário urbano e arquitetônico de Itu, ocorrendo em espaços como Fábrica São Luiz, Praça Padre Anchieta, diante da Igreja Bom Jesus, Mercado Municipal, Praça do Carmo, Praça Conde de Parnaíba, Praça da Matriz, entre outros. Há duas modalidades de inscrição: Passe Livre e Passe Completo.
A primeira é gratuita, conferindo uma credencial numerada que garante participação na cerimônia de abertura, nos encontros de desenhos e em uma oficina. Quem optar por Passe Livre tem até o dia 25 de Maio para se inscrever. Isso pode ser feito através do link no Instagram @uskituoficial e @usksaopaulo ou ainda pelos perfis USk Brasil e USk São Paulo no Facebook. Lá também é possível se informar sobre a inscrição Passe Completo, que é opcional, paga e oferece alguns itens alusivos ao evento.
O conceito de desenho livre em grupos reunidos por praças, ruas, parques e casa é a proposta dos chamados Urban Sketchers. A comunidade mundial, difundida há 15 anos pelo jornalista espanhol, residente em Seattle (Estados Unidos) Gabriel Campanario, passou a existir em Itu em 2021, com a vinda da arquiteta Tereza Regina Leme para a cidade, acompanhada por dois artistas locais, Fernanda Barbi Brock e Ednan de Souza.