HomePromoção SocialEmpossados membros do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz

Empossados membros do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz

A solenidade de posse dos membros e suplentes do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz ocorreu na tarde desta quinta-feira (06/09), na Prefeitura de Itu, e contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Benedito Calixto. Os integrantes do Comitê são servidores públicos das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social, Cultura, Educação e Saúde.
O Programa Criança Feliz, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social, atende gestantes, crianças na primeira infância (zero a seis anos) e suas famílias. Em Itu, estão sendo acompanhadas aproximadamente 70 famílias com maior necessidade social, mas a meta é que esse número chegue a 200. O corpo técnico da Secretaria e estagiários de curso de Psicologia serão responsáveis pelo contato direto com as famílias, por meio de visitas domiciliares periódicas, e de ações que favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância.
Os objetivos do Criança Feliz são promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.