Widget Image
Secretarias
27/10/2021
HomeAdministraçãoEm busca de uma reforma administrativa Prefeitura de Itu abre sindicância para apurar desvios na folha de pagamento dos servidores

Em busca de uma reforma administrativa Prefeitura de Itu abre sindicância para apurar desvios na folha de pagamento dos servidores

Ação teria sido praticada por próprios servidores públicos ao menos desde 2011

No âmbito de uma reforma administrativa, a Prefeitura de Itu instaurou desde a última sexta-feira (21) uma sindicância para analisar a conduta de três servidores ligados ao departamento de Recursos Humanos, após receber um relatório da tesouraria indicando possíveis desvios na folha de pagamento dos servidores bem como supostas adulterações de documentos do mesmo departamento.

Após tomar conhecimento do relatório, imediatamente a Secretaria Municipal de Administração instruiu a abertura de sindicância para subsidiar Processo Administrativo e apurar responsabilidades pelos fatos. Além disso, também está em andamento a contratação de uma empresa de auditoria para analisar todos os processos do Departamento Pessoal da Prefeitura de Itu. “Sempre prezamos pela transparência e queremos, com essa auditoria, garantir que todas as ações sejam fiscalizadas. Também temos a expectativa que a partir desta avaliação seja possível ampliar a reforma administrativa”, declarou o Secretário Municipal de Administração Lucas Cardoso.

A Prefeitura de Itu dispõe de mais de 4.500 servidores, havendo folhas de vencimentos, férias, demissões, exonerações, etc., todas sob responsabilidade de confecção e checagem individual da Diretoria de Gestão Pessoal. De acordo com o relatório inicial, a suposta fraude era realizada a partir da geração de arquivos em valores superiores àqueles constantes dos holerites, procedendo ao falseamento da realidade, diante do que todo o setor de Contabilidade e demais órgãos municipais foram induzidos a erro. Em apuração inicial destacou-se que essas ações ocorriam a partir do ano de, ao menos, 2011 e envolvem servidores responsáveis pela conferência final das informações de fechamento de folha de pagamento de servidores bem como responsáveis pelo departamento pessoal da Prefeitura.

“Assim como sempre agimos com austeridade em relação a qualquer tipo de iniciativa irregular dentro da Prefeitura de Itu seguiremos com essa conduta até que todos os fatos sejam apurados. Estamos comprometidos a agir sempre com transparência e seriedade na gestão do orçamento e dos recursos humanos da municipalidade e, caso comprovado, os envolvidos irão responder por seus atos perante a Justiça bem como serão responsabilizados a devolverem o valor desviado aos cofres públicos”, afirmou o Prefeito Guilherme Gazzola.