Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomePromoção SocialEleições para conselheiros tutelares ocorrem no próximo domingo

Eleições para conselheiros tutelares ocorrem no próximo domingo

As eleições unificadas para Conselheiros Tutelares – gestão 2020-2024 ocorrem no próximo dia 6, das 8h às 17h, na Emef Convenção de Itu, localizada na Rua Sorocaba, 119, Centro, e no CRAS Frei Alípio Both, situado à Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, 14, Cidade Nova.

Para votar é necessário levar o Título de Eleitor (somente poderá votar eleitores inscritos na zona eleitoral de Itu) e um documento com foto. Para conhecer melhor cada um dos 14 candidatos, basta acessar o Facebook do CMDCA-Itu.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo que integra o Sistema de Proteção e Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, sendo de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade. É composto por cinco membros tutelares e respectivo suplente, que assume em caso de férias, licenças, entre outros.

Os conselheiros tutelares trabalham como intermediários entre meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos que vão realizar o devido atendimento, requisitando serviços e aplicando medidas protetivas. Atuam contra qualquer ação/omissão do Estado ou dos responsáveis legais que resulte na violação e ou ameaça à violação dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).