HomeSaúdeEducadores têm orientação sobre vacinação contra o HPV

Educadores têm orientação sobre vacinação contra o HPV

Na manhã desta quarta-feira (25/09), diretores de escolas municipais, estaduais e particulares que atendem meninas na faixa etária contemplada pela campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico – “Itu contra o câncer do colo do útero”, estiveram reunidos no auditório do Centro de Formação de Professores. O encontro, que visava divulgar e orientar os educadores sobre a campanha foi promovido pela Secretaria Municipal da Educação.

O prefeito Antonio Tuíze e os secretários municipais de Educação e da Saúde, respectivamente, Marilda Cortijo e Manoel Monteiro, estiveram presentes e falaram sobre a importância da campanha, cuja primeira fase começa no próximo sábado, dia 28 de setembro. Este ano, a campanha contempla meninas nascidas em 2002 e residentes em Itu.

Tuíze destacou a importância da vacinação contra o HPV e a parceria do Executivo com as escolas da cidade, para que a divulgação da campanha seja mais ampla, e assim consiga atingir o maior número de meninas possível.

O médico infectologista e coordenador do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), Marco Aurélio Bastos, também participou da reunião. Ele explicou aos educadores que a vacina contra o HPV oncogênico é dividida em três fases, e perde sua eficácia quando alguma das etapas não for cumprida. Diante disso, o médico destacou que é muito importante a participação das escolas nesta campanha, para que orientem as meninas e suas famílias, quanto à frequência nas três doses da vacina.

O papiloma vírus humano (HPV) é o principal causador do câncer do colo do útero. O câncer se desenvolve quando uma infecção pelo HPV se torna persistente e progride. O contágio com o vírus se dá através de contato e relações sexuais. Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. Por isso, é fundamental que a mulher faça o exame de papanicolau periodicamente para verificar se está com HPV.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama; é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Ainda segundo dados do Inca, anualmente esse tipo de câncer faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Vacinação

A campanha de vacinação deste ano acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no dia 28 de setembro, das 8h às 17h, e de 30 de setembro a 4 de outubro, das 7h às 17h.

Para se vacinar é preciso comparecer a UBS mais próxima de sua residência, portando documento de identidade (RG, RG Escolar ou Certidão de Nascimento), comprovante de residência e carteira de vacinação.

A campanha de vacinação pública contra o HPV oncogênico foi implantada em Itu no ano de 2010.

Texto: Angélica Estrada/Fábio Navarro
Fotos: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu