Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeEducaçãoEducadores participam do lançamento da Escola de Gestores

Educadores participam do lançamento da Escola de Gestores

A fim de aprimorar cada vez mais a educação pública municipal, na última segunda-feira (26/02), no Centro de Formação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Itu, ocorreu o lançamento da Escola de Gestores. O prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli, diretores dos departamentos da Educação e gestores das escolas participaram do evento. Realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a SOMOS Educação e ações que serão desenvolvidas pelo Instituto Argento Desenvolvimento Profissional a reunião abordou a formação continuada para gestores educacionais. Estiveram presentes os representantes da Argento, Rosana Argento e Leonardo Argento, e da SOMOS Educação, Thiago Brentano e Mário Costa.
O prefeito Guilherme Gazzola destacou a importância da atualização e formação continuada, considerando a velocidade da informação nos dias atuais. Acrescentou ainda que a formação proporciona ao educador uma maneira mais eficiente para formar os alunos. Segundo o secretário municipal de Educação, a formação é fundamental para o processo educacional e os maiores beneficiados com esse processo serão os alunos.
O projeto de formação continuada para gestores educacionais tem como propósito oferecer suporte técnico-pedagógico para os gestores da rede municipal nos processos básicos de gestão escolar, o que envolve os processos de monitoramento e avaliação da utilização do Sistema Estruturado de Ensino Anglo. Entre os temas abordados, ao longo do processo, para formação de diretores, vice diretores e supervisores de ensino, estão História da educação brasileira e o seu reflexo no cotidiano escolar, Gestão de pessoas no contexto escolar, Gestão de conflitos no contexto escolar, Gestão financeira: utilizando os recursos para a melhoria da qualidade de aprendizagem, Projeto Político Pedagógico: uma construção democrática e participativa, O Currículo e a Educação, Processo avaliativo no contexto escolar, Apresentações de Projetos de Aplicação da Gestão Educacional.
Já o projeto de formação continuada para coordenadores pedagógicos, coordenadores pedagógicos de área e coordenadores da Educação Inclusiva tem como objetivo oferecer suporte técnico-pedagógico para os coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e das Unidades Escolares nos processos de gestão do Ensino Aprendizagem e na utilização do Sistema Estruturado de Ensino. Os temas elencados são O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar, Organização e Orientação para o trabalho com o sistema estruturado de ensino Anglo, Metodologia e Avaliação propostas pelo material estruturado Anglo, O Coordenador Pedagógico como formador docente, Projeto Político Pedagógico: uma construção democrática e participativa, O Currículo e a Educação, Processo avaliativo no contexto escolar, Evento de Boas Práticas.