Widget Image
Secretarias
28/03/2024
HomeTurismoDesfile do Divino ocorre neste sábado

Desfile do Divino ocorre neste sábado

Neste sábado (19/05), a partir das 9h, ocorre o tradicional Desfile do Divino Espírito Santo. A saída será na Rua Santa Rita com a Barão do Rio Branco, subindo a Sete de Setembro e seguindo até a Praça Padre Miguel (Matriz), onde ocorre a bênção do padre em frente a Igreja Nossa Senhora Candelária.

O Desfile do Divino é realizado sete semanas depois do domingo de Páscoa e conta com trajes que recriam a época do império e a corte da imperatriz Isabel de Aragão. As principais ruas do centro histórico de Itu são percorridas por uma multidão de devotos acompanhados por soldados do exército que carregam o andor com a imagem da pomba, que representa o Divino Espírito Santo.

Cavaleiros e carros de boi desfilam para manter a tradição. Ao longo do trajeto são distribuídos pães abençoados. As crianças carregam os sete dons do Espírito Santo que são fortaleza, sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade e temor de Deus.

O desfile é organizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos.

Interdição

Para realização do desfile a Prefeitura de Itu pede a compreensão e atenção dos motoristas, pois algumas ruas centrais estarão interditadas para a realização do evento. Assim que o desfile passar o tráfego será liberado.

Tradicionais carros de boi participam do Desfile do Divino