26/03/2024
HomeCulturaCrianças de escolas municipais do Pirapitingui terão sessões de cinema gratuita

Crianças de escolas municipais do Pirapitingui terão sessões de cinema gratuita

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro Itu recebe, com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, o projeto de cinema itinerante da Cepar Cultural, com incentivo da Lei Rouanet. O Projeto conta com uma carreta climatizada que se transforma em uma sala de cinema com 87 lugares e exibe gratuitamente filmes para crianças de escolas públicas e aos moradores da região. Durante a passagem por Itu a carreta ficará na Rua Mirassol, no bairro Cidade Nova e atenderá aos alunos da Emef Professor Carolina de Moraes Macedo e Emei Anthenor Monteiro de Carvalho.

Durante os três dias de permanência da carreta serão apresentados cinco filmes por dia, sendo que os quatro primeiros filmes serão para os alunos das escolas da região e a última sessão de cada dia, apresentada às 17h30, destinada para toda comunidade.

Os filmes das sessões abertas a comunidade são no dia 22, “Hércules”, com classificação de 14 anos; no dia 23, “A 100 passos de um sonho”, com classificação de 10 anos e no dia 24, “O homem do futuro”, com classificação de 12 anos.

Alguns dos filmes que as crianças das escolas municipais poderão assistir são “Frozen”, “Universidade de Monstros”, “Detona Ralph”, “Como treinar seu Dragão 2”, “Meu malvado favorito 2”, “Aviões” e muitos outros. O intuito do projeto é a exibição gratuita de filmes por todo o país através de uma carreta que se transforma em cinema, levando ao público lazer e cultura. A união da magia cinematográfica e o visual lúdico do caminhão despertam grande interesse nas comunidades onde se instalam, levando emoção e entretenimento. Tanto na sua especificidade como em relação com outras artes, o cinema aponta para a introdução, no mundo da cultura, de uma linguagem nova, dotada de suas próprias singularidades.

Texto: Decom

Foto: Divulgação/Cepar Cultural