23/03/2024
HomeGestões AnterioresCPFL inicia plano de ação emergencial em Itu

CPFL inicia plano de ação emergencial em Itu

A empresa cumpre exigência da Prefeitura e coloca em prática a força-tarefa cobrada pelo prefeito Antonio Tuíze

Após cobrança da Prefeitura de Itu, a CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) deu início na última segunda-feira (26/10), a um Plano de Ação Emergencial de Manutenção de Iluminação Pública. De acordo com o planejamento apresentado, o plano emergencial prevê ações em três frentes de trabalho.

Primeiramente, a empresa realizou o levantamento completo das principais vias da cidade com problemas de iluminação. A segunda fase desse plano começou na terça-feira (28/10), com a atuação de uma equipe para atender, à noite, as demandas da cidade originadas por reclamações dos munícipes junto aos canais de atendimento da CPFL.

Já foram realizadas trocas de lâmpadas e reparos necessários em postes da região do Pirapitingui, abrangendo ruas e avenidas dos bairros Portal do Éden, Jardim Europa, Cidade Nova, Novo Mundo, Vila Martins e Jardim União.

Para esta quarta-feira (28/10), estão previstas ações na região central da cidade, dando segmento à segunda frente do cronograma. Os cidadãos podem auxiliar neste trabalho comunicando suas queixas pelo telefone da CPFL, 0800 0102570.

A partir da primeira semana de novembro a CPFL dará início aos mutirões, que serão realizados por equipes de trabalho durante o dia nas principais ruas e avenidas da cidade. Esse atendimento, de acordo com os técnicos da companhia, será feito seguindo os dados apurados durante o levantamento do plano. A previsão repassada pela empresa à Prefeitura é de que até o começo de dezembro a situação esteja normalizada na cidade.

Exigência

O plano emergencial é resultado de uma reunião realizada na última sexta-feira (23/10), agendada pelo Antonio Tuíze, que exigiu pessoalmente um reforço no atendimento das demandas relativas ao serviço de iluminação. Na ocasião, Tuíze ressaltou que a responsabilidade por essa manutenção permanece sendo da CPFL, por força de decisão judicial.

Desde o início deste ano, conforme uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), todos municípios brasileiros  deveriam arcar com os ativos de iluminação  pública. Em Itu, a Prefeitura preparou um processo de licitação para contratação de empresa visando atender a resolução nacional.

Em paralelo, a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos entrou na Justiça e obteve uma decisão favorável pela qual os serviços devem continuar sendo realizados pela CPFL. Esta determinação judicial está em vigor e, até que a decisão definitiva seja proferida, é a CPFL a responsável pela manutenção dos serviços de iluminação pública na cidade.

Fotos: João Campanelli/Prefeitura de Itu

(28/10/15)