21/03/2024
HomeFinançasContas em dia da Prefeitura possibilitam mais investimentos em Saúde e Educação

Contas em dia da Prefeitura possibilitam mais investimentos em Saúde e Educação

Itu investiu mais de 27% em Educação e cerca de 24% na área da Saúde, superando o que é determinado por lei

A Prefeitura de Itu investiu acima do mínimo exigido por lei nas áreas de educação e saúde, segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Finanças, sobre o ano de 2017. A análise revela também que os índices de gestão (planejamento, gestão fiscal, ensino, saúde, gestão ambiental, proteção à cidade, tecnologia da informação) são plenamente satisfatórios.

“Isso só vem sendo possível devido ao equilíbrio das contas que conquistamos em nossa gestão, por meio do trabalho da Secretaria de Finanças e outros setores do governo. Logo de início, trabalhamos para sanar a dívida da previdência, colocamos os pagamentos em dia e renegociamos dívidas”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola. Para o chefe do Executivo ituano, “a eficiência da gestão pública proporciona transparência, compromisso ético e serviços públicos de qualidade”.

Na Educação, é possível observar a ênfase dada pelo município na aplicação de recursos públicos, com aplicação de 27,76% da receita proveniente de impostos (a Constituição exige um mínimo de 25%). Houve também êxito quanto ao percentual aplicado na remuneração dos professores da Educação Básica por meio de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

A Saúde também contou com atenção especial do Poder Público, o que pode ser evidenciado pela prioridade conferida na aplicação dos recursos provenientes de impostos. Enquanto a Constituição exige um mínimo de 15%, Itu dedicou 24,82% dos recursos provenientes de impostos especificamente para esta área.