27/03/2024
HomeSubprefeitura LesteConfira o balanço da operação Casa Limpa realizada entre setembro e dezembro

Confira o balanço da operação Casa Limpa realizada entre setembro e dezembro

A Prefeitura de Itu encerrou a segunda edição da operação Casa Limpa, que ocorreu entre 25 de setembro e 19 de dezembro de 2019, percorrendo todos bairros da cidade, que foram divididos em 18 regiões.  Participaram da coleta de objetos dois caminhões com três ajudantes cada e, para coleta de entulhos, outros dois caminhões, com dois ajudantes cada, e uma máquina.

A ação é realizada pela Prefeitura de Itu com o envolvimento de diversas secretarias e tem o intuito de evitar o acúmulo de inservíveis como colchões, móveis, pneus entre outros, além de e entulho nas calçadas e residências, evitando assim o aparecimento de pragas e o descarte incorreto de inservíveis.

O balanço da operação Casa Limpa contabilizou que foram recolhidos 139 caminhões com objetos e 115 com entulho, um total de 254 caminhões. Os vidros foram encaminhados para Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu), as pilhas e lâmpadas fluorescentes tiveram destinação correta e os pneus foram recolhidos para Subprefeitura. As regiões quatro e 16 (Jardim Oliveira, Reunidas Ipê, Residencial Potiguara, Jardim Estância Bom Viver, Santa Inês, Jardim São Judas, Jardim Aeroporto, Vila São Paulo, São Jorge, Santos Dumont e Vila Santa Rita) foram as que mais tiveram descarte e as sete e 18 (Presidente Médici, Nossa Senhora da Candelária, Vila Lívia e Vila Gabai, Bairro Brasil, Bairro Chafariz, Jardim Palmeiras, Jardim Corazza, Novo Itu, Bairro Liberdade, Chácaras Primavera e Alto das Palmeiras) o menor índice.

A Prefeitura tem o intuito de repetir a operação em 2020 em data a ser confirmada. Durante o ano, os munícipes que necessitam descartar objetos inservíveis e entulho, devem procurar um dos oito Ecopontos existentes na cidade. O volume permitido é de até um metro cúbico, o que corresponde a uma caçamba de pick-up  pequena. São permitidos resíduos de construção civil (entulhos), eletroeletrônicos, móveis velhos, podas de jardim, eletrodomésticos, madeiras e recicláveis. Não são permitidos grandes volumes de chácaras e condomínios, materiais hospitalares, resíduos industriais, graxas e óleos, lâmpadas fluorescentes e lixo doméstico.

Caso a pessoa seja flagrada fazendo o descarte irregular em áreas verdes, terrenos, calçadas ou qualquer outro local inadequado estará passível de multa por crime ambiental.

Confira os endereços dos Ecopontos e faça o descarte correto:

– Parque Chico Mendes

Avenida Esperança, 315 – Bairro Cidade Nova