HomeCulturaConcertos da Osesp Itinerante encantam a todos

Concertos da Osesp Itinerante encantam a todos

Quem prestigiou as apresentações da Osesp Itinerante (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) em Itu pôde assistir a concertos com músicos virtuosos que foram aplaudidos em pé pelo público. No Teatro Maestro Eleazar de Carvalho foram realizadas as apresentações dos Quintetos. A primeira aconteceu na sexta-feira (17/05), com a apresentação de Sopros, já no sábado (18/05), foi a vez dos Metais e no domingo (19/05) Cordas.

Ainda no domingo, mas na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, o Coro da Osesp reuniu centenas de pessoas que puderam ouvir composições de Johann Sebastian Bach, Camargo Guarnieri, Maurice Ravel, Claude Debussy, Tom Jobim e Vinícius de Moraes regidas pela maestrina Naomi Munakata.

Todas as apresentações foram prestigiadas pela secretária de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz. “As apresentações em Itu cumpriram o objetivo de fazer a circulação da Osesp pelo Estado, mostrando seu repertório de reconhecimento internacional, tanto nas apresentações quanto nas oficinas de instrumentos e apreciação musical. A presença e o apoio dos parceiros também contribuíram para que o público tivesse acesso à programação e comparecesse aos concertos”, concluiu Allie.

A Osesp também ofereceu oficinas de instrumentos e curso de apreciação musical de cordas, madeiras e metais duraram cerca de duas horas e contaram com a participação de dezenas de músicos que receberam dicas aprendizado e aperfeiçoamento, demonstrações dos instrumentos, explicações sobre as possíveis formações de câmara e execução comentada de trechos de obras.

Desde o início, o projeto de itinerância conta com o co-patrocínio do Sesc-SP, com a realização do Governo do Estado de São Paulo e o apoio do Projeto Guri.

A Secretaria Municipal de Cultura de Itu já iniciou conversação com a Secretaria de Estado da Cultura para trazer mais apresentações culturais para a cidade.

Texto e fotos: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu