HomeCulturaComeça nesta sexta o XX Festival de Artes de Itu

Começa nesta sexta o XX Festival de Artes de Itu

Oficinas, orquestras, bandas, teatros, circo e muito mais atrações prometem encantar a população durante o Festival de Artes

Começa nesta sexta-feira (05/07), a vigésima edição do Festival de Artes de Itu, com atrações gratuitas. O primeiro final de semana do Festival já está recheado de atrações que vão encantar o público.

A abertura será realizada pela Corporação Musical União dos Artistas, que neste ano completou 101 anos de existência. A apresentação, que acontece a partir das 20h, no auditório do Paço Municipal, localizado na Avenida Itu 400 anos, 111, bairro Itu Novo Centro, é parte da valorização, dentro do Festival, da grande tradição ituana das bandas de música.

No sábado (06/07), a partir das 11h, com saída da Praça Padre Anchieta (Bom Jesus) acontece o Cortejo Brincante que segue até a Praça da Independência (Carmo), com figurinos especiais, interagindo com todos que estiverem passando pelas ruas. O Instituto Brincante foi criado pelo ator Antonio Nóbrega com o objetivo de formar um núcleo de pesquisa sobre ritmos brasileiros. Paralelo ao processo de estudos dos ritmos e instrumentos, o grupo desenvolveu um repertório único de peças ricas em conceitos musicais, que demonstram as mais variadas e criativas maneiras de explorar a percussão.

Ainda no sábado, na Tenda das Bandas, localizada na Praça da Independência (Largo do Carmo), acontecem duas apresentações. Às 16h, é a vez da Corporação Musical São João Batista, de Jundiaí e, às 19h, a Banda Escola Maestro Chiquito e o Quarteto de Sax da Corporação Musical União dos Artistas fazem sua apresentação.

Já a partir das 20h, no auditório do Paço Municipal, acontece a apresentação do bloco Mulheres de Chico. Com muita música brasileira e descontração o bloco é hoje um dos que mais atrai foliões no carnaval, já fazendo parte da programação oficial do carnaval carioca. No ano de 2013 o desfile aconteceu nas areias da praia do Leme. O desfile ao estilo “concentra mas não sai”  reuniu cerca de 50 mil pessoas, cantando e dançando ao som das canções de Chico Buarque de Holanda.

No domingo (07/07), na Tenda das Bandas, localizada na Praça da Independência (Largo do Carmo), acontecem mais duas apresentações. Às 10h, a Orquestra Sinfônica Jovem de Hortolândia e às 19h, Mariângela Zan, com música de raiz.

Também no domingo, no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, a partir das 15h, a Cia A Hora da História apresenta o teatro infantil “Histórias para boi dormir”.

No auditório do Paço Municipal acontece às 15h, o espetáculo teatral Dentro da Floresta (indicação 10 anos), mostra a historia de um padeiro e sua esposa que sofreram uma maldição lançada pela própria vizinha, uma bruxa. Para se livrarem desse mal, precisam encontrar dentro da floresta ingredientes para uma poção ou nunca irão realizar o que eles mais querem: ter um filho.

Eles têm apenas três dias para conseguirem todos os ingredientes e, durante a jornada, cruzam com alguns personagens de contos infantis, como João e o pé de feijão, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, entre outros. São esses personagens que vão ajudá-los a chegar ao objetivo. Porém, assim como o padeiro e sua esposa, esses personagens querem mais que simplesmente um “felizes para sempre”.  Dentro da Floresta é um musical com bastante ação, emoção, romance e tragédia.

Também no auditório do Paço Municipal, a partir das 20h, é a vez do show Vinícius e Parceiros que mostra o quanto a arte brasileira foi enriquecida com as perfeitas parcerias entre o poeta Vinícius de Moraes e grandes músicos brasileiros. Durante 90 minutos, graças a riqueza do repertório, o público experimenta emoções, na voz de Kika Baldasseirine e violão de José Tatangelo com repertório que conta com “Eu sei que vou te amar”, “Chega de saudade”, “Valsinha”, “Tarde em Itapoa”, “A tonga da mironga” entre muitas outras músicas que encantarão todos os presentes.

A programação do XX Festival de Artes de Itu segue até o dia 20 de julho, confira abaixo:

08 de julho – segunda-feira
20h – Amado – Instituto Brincante – teatro

09 de julho – terça-feira
11h – O Médico à força – Cia Véio Dante de teatro – teatro – indicação etária: 10 anos
Auditório do Paço Municipal

15h – Espetáculo quase artístico – Nós Mesmos Produções Artísticas – show de palhaços indicação etária: livre
20h – Edvaldo Santana – música brasileira

13 de julho – sábado

15h – Om cotô? Quem co sô? Prom co vô? – Circo Navegador – show de palhaços

20h – Kid VinilXperience – Kid Vinil

14 de julho – domingo