Widget Image
Secretarias
25/09/2020
HomeCulturaComeça em Itu a Semana da Cultura e Incentivo à Leitura

Começa em Itu a Semana da Cultura e Incentivo à Leitura

Começou na manhã desta quarta-feira (05/11), a Semana da Cultura e Incentivo à Leitura, promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Instituto Cultural e do Museu da Música.

A cerimônia, que aconteceu na Casa da Praça, contou com a abertura da mostra “A música na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária” e com uma palestra do professor Luís Roberto de Francisco, sobre a história da produção musical da Igreja Matriz, os mestres de capela e compositores ituanos que marcaram história na música brasileira.

A palestra teve a participação dos alunos do 1º ano B, da professora de Arte Eliana Almeida, da Escola Estadual “Regente Feijó”, de alguns alunos de música e desenho da Escola de Iniciação Artística Manolo Santoro, do presidente do Coral Vozes de Itu José Carlos Safi, da organista Selma Santoro, dos coralistas Elsa Marques Paula e Nilo Pereira e da secretaria municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz.

Na ocasião eles puderam ouvir Luís Roberto tocar um harmonium, instrumento inicialmente projetado para ser utilizado dentro das casas, mas que depois veio a ser utilizado em igrejas, e também as integrantes do Coral Vozes de Itu a soprano Amanda de Sousa e a mezzo-soprano, Fátima Oliveira, que interpretaram composições de Padre Jesuíno, Miguel Dutra, Elias Álvares Lobo, Tristão Mariano entre outros.

A professora Eliana comentou que a música está integrada ao estudo. “A intenção é apresentar uma variedade de repertório cultural para os alunos”.

A programação da Semana da Cultura e Incentivo à Leitura segue até o dia 16 de novembro e toda população está convidada a participar. Todos os eventos são gratuitos.


06 de novembro – quinta-feira

8h30 – Ação educativa no Museu da Música – Itu – alunos da Escola Municipal Segundo Lourencetti

Local: Museu da Música-Itu – Rua Floriano Peixoto, 480

 

14h – O Restauro da Igreja Matriz de Itu – encontro dos alunos do 8º ano do Colégio Almeida Júnior com o Restaurador Júlio Moraes

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária – Praça Padre Miguel, s/nº

 

14h/17h – oficina cultura popular para alunos da EMIA

 

18h – A Tradição caipira do Cururu – intervenção do cientista social Alessandro José de Oliveira

Local: Espaço Fábrica São Luis – Rua Paula Souza, 492

 

07 de novembro – sexta-feira

09h – Crianças na Biblioteca Municipal – contação de histórias – professora Fernanda Audrila e alunos da EMEI Santo Inácio

Local: Biblioteca Municipal Professor Olavo Valente de Almeida – rua dos Andradas, 201

 

14h – Incentivo à Leitura – contação de histórias na EMEI Santo Inácio

Local: Rua Paula Souza, 564

 

19h30 – Palestra – Professor Carlos Gutierrez Cerqueira – IPHAN – A Arte de Jesuíno do Monte Carmelo no Carmo de Itu

Concerto de Música Colonial Ituana – composições de Jesuíno do Monte Carmelo – participação do Madrigal do Museu da Música-Itu

Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo – Praça da Independência, s/nº

 

16 de novembro – domingo

11h – Concerto “125 anos da República Brasileira” – Corporação Musical União dos Artistas

Local: Praça Padre Miguel

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu