24/04/2024
HomeGestões AnterioresComeça assentamento de tubos na nova frente de obras da Adutora Mombaça

Começa assentamento de tubos na nova frente de obras da Adutora Mombaça

Presença de maquinário interdita uma das pistas da Av. Ernesto Fávero no trecho ao lado da Estação de Tratamento de Água I

Teve início nesta terça-feira (07/10) o assentamento de tubos na nova frente de obras da Adutora Mombaça. Em razão da presença do maquinário necessário para a operação, o trânsito da Avenida Ernesto Fávero precisou ser interditado na altura da Estação de Tratamento de Água I, no bairro Rancho Grande. A demarcação do solo e a chegada dos tubos já haviam ocorrido na semana passada.

Além desta frente, as obras prosseguem às margens da estrada rural do Pau D’Alho, onde o assentamento de aproximadamente cinco quilômetros de tubos já foi realizado. A adutora Mombaça terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo e equivale, sozinha, a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à ETA 1 (Estação de Tratamento de Água) ao longo de 40 anos.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamentos da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa dos últimos 123 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora. Ao todo, serão 22,5 km de extensão de adutora e um investimento de R$ 30 milhões por parte da concessionária.

Caminhões-pipa

Os caminhões-pipa de abastecimento adicional durante o racionamento de água em Itu estão nesta terça-feira (07/10) nos seguintes locais: Parque Jardim das Rosas, Alto de São Jorge, Bairro Brasil, Jardim Eridano, São Luiz e Vila São Marcos.

O abastecimento individual e diurno de casas com idosos, acamados, enfermos e pessoas com deficiências é prioritário. Há necessidade de cadastro na ouvidoria da Águas de Itu ou na Agência Reguladora, bastando procurar um dos dois órgãos e relatar o problema. Os telefones para atendimento são 0800 72 24827 (Águas de Itu) ou 4024-0600 (Agência Reguladora).

Outra medida determinada pelo Comitê de Gestão da Água, criado pela Prefeitura, é o abastecimento noturno de escolas, creches e unidades de saúde.

Previsões climáticas

Durante as reuniões do Comitê de Gestão de Água foram apresentados os dados mais recentes de previsões climáticas do CPTEC-IPEN, indicando que não há previsão de chuvas para os próximos 12 e a temperatura deverá subir. Todas as medidas possíveis para a manutenção do racionamento continuarão sendo tomadas, assim como é reforçado o pedido do uso consciente da água por parte da população.