HomeGestões AnterioresCircuito de eventos marca comemorações dos 20 anos do Parque do Varvito

Circuito de eventos marca comemorações dos 20 anos do Parque do Varvito

Colônia de férias, palestras, oficinas, lançamento de revista e exposição fotográfica celebram as duas décadas

Nesta quinta-feira (23/07), o Parque Geológico do Varvito completou 20 anos de fundação. Para celebrar a data, diversas autoridades, geólogos, estudantes e professores da USP, Unicamp e Unesp, além de turistas e cidadãos ituanos foram recebidos pelo prefeito Antonio Tuíze e a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, na sede do parque.

Houve um seminário “20 anos do Parque Geológico do Varvito” com o palestrante Prof. Dr. Celso Dal Ré Carneiro, do Instituto de Geociências da Unicamp, homenagens aos funcionários mais antigos do parque e também ao Prof. Antonio Carlos Rocha-Campos, do Instituto de Geociências da USP, reconhecido geólogo, pioneiro no reconhecimento da rocha varvito e um dos atores mais envolvidos na transformação da pedreira em parque em 1995.

O prefeito Antonio Tuíze também assinou convênio entre a Prefeitura de Itu e a Unesp que estabelece e regula programa de cooperação acadêmica entre estas duas entidades. Na sequência, o público participou do lançamento da revista comemorativa pelo aniversário do parque. Publicação de caráter pedagógico, produzida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Unesp (Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro). Além desta versão impressa, uma versão digital está disponibilizada no hotsite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (www.itu.sp.gov.br/meioambiente).

A partir desta sexta-feira o Plaza Shopping Itu sedia a exposição fotográfica “Revele seu Amor pelo Varvito”. Uma seleção de fotos enviadas por frequentadores do parque também para celebrar o aniversário do local.

As atividades comemorativas continuam neste final de semana. No sábado e no domingo (25 e 26/07), às 10h, às 14h e às 15h30, acontece a oficina “O Mundo das Rochas”, com a facilitadora Alexandra Fernandes Oliveira do Instituto de Geociências da Unicamp. A entrada é franca e a atividade é para todas as idades.

O Parque Geológico do Varvito fica na Rua Parque do Varvito, 400 – Pq. Nossa Sra. Candelária.

Texto: Daniel Assis de Alcântara
Fotos: Jorge de Souza / Prefeitura de Itu