Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeSegurançaCerimônia marca aniversário de 32 anos da Guarda Civil Municipal de Itu

Cerimônia marca aniversário de 32 anos da Guarda Civil Municipal de Itu

A cerimônia em comemoração ao 32º aniversário da Guarda Civil Municipal de Itu foi realizada nesta terça-feira (06/11), em frente à sede da Corporação. Como forma de respeito à Guarda e por entender a importância da atuação da mesma junto às demais forças de segurança que atuam na cidade, a atual administração estabeleceu diretrizes para modernização da segurança pública como a implantação da Muralha Eletrônica, do Grupo Tático de Apoio e Prevenção (GTAP) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento da GCM de Itu.

A estrutura da GCM conta ainda com Grupo de Apoio Preventivo (GAP), Canil e Pelotão de Trânsito. O prefeito Guilherme Gazzola enfatizou que Itu se orgulha dos guardas civis municipais, que a Corporação evoluiu ao longo desses 32 anos e que tem como compromisso de governo investir em formação, fardamentos, viaturas e, especialmente, em inteligência.

Comentou que a segurança moderna, hoje, é feita por meio de uma série de fatores, sendo o principal deles o como agir, o diagnóstico de como fazer. Ressaltou que com a Muralha Eletrônica (sistema de monitoramento inteligente de todas as entradas e saídas da cidade) esse serviço será aprimorado. O chefe do Executivo ituano parabenizou e agradeceu a todos os GCMs e mencionou que construir a história da Corporação significa participar da história de Itu.

A GCM, instituição de caráter civil, uniformizada e armada conforme previsto em lei, atua na proteção dos direitos humanos, compromissada com a evolução social e comunitária na preservação da vida realizando policiamento preventivo, atuando em conjunto com as demais forças policiais de nossa cidade.

Com a Lei Federal, datada de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, a GCM de Itu adotou nova diretriz e filosofia de trabalho, passando a fazer o policiamento comunitário, aplicando-se em trabalhos sociais em escolas como o programa de ensino de trânsito com a equipe do Programa de Educação no Trânsito (Petrans), desenvolvendo atividades que vão além do patrulhamento preventivo.

Durante seu pronunciamento, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Ferrari Domingues da Silva, afirmou que além de prover a segurança de Itu, a GCM auxilia a população em diversas de suas dificuldades. Salientou que, ao assumir a pasta a qual a GCM está lotada, encontrou pessoas dedicadas, responsáveis e que cumprem de forma exímia a missão que lhes é atribuída.

Elogiou os GCMs e disse aos novos guardas, ainda em formação, que eles têm uma missão árdua, que é a de continuar o trabalho brilhante que vem sendo realizado. Agradeceu e parabenizou a todos os guardas e também ao prefeito pelo incentivo, ajuda e confiança no trabalho da Corporação.

O vereador Benedito Roque Moraes, considerado o patrono da GCM de Itu, agradeceu aos guardas mais antigos e recomendou aos que estão ingressando na Corporação para que os tenham como exemplos. Também citou o respaldo que o prefeito tem dado à Corporação com a aquisição de viaturas, coletes e meios que possam aperfeiçoar o conhecimento dos guardas.

O diretor comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, parabenizou a Corporação pelo trabalho realizado ao longo desses 32 anos, que promoveu o reconhecimento por parte de autoridades e população. Falou sobre o profissionalismo e técnica dos GCMs e que a Corporação está se especializando cada vez mais para que a população receba um trabalho de excelência.

Durante a cerimônia houve entrega de Medalhas de Mérito “Prefeito João Machado”, nas classes Bronze, Prata e Ouro, destinadas a integrantes da GCM que completem dez, vinte e trinta anos de serviço efetivo, estando classificados no bom comportamento. Foram condecorados o GCM Subinspetor Moisés Campos Teixeira, GCM 2ª Classe José Antonio de Almeida e GCMF 3ª Classe Maria de Fátima Barros de Moraes, respectivamente, com medalhas de ouro, prata e bronze.

Entre as demais autoridades presentes ao evento estavam os vereadores Givanildo Soares da Silva e Thiago Gonçales; o capitão Spigarollo, que representou o comandante do Regimento Deodoro, tenente coronel Ricardo Alves Pereira; o capitão PM Massoni, que representou o comandante do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Lincoln Stanagel; o diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hélio Tomba; secretários municipais e representantes das Guardas Municipais de Salto e Porto Feliz.

ecretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte agradeceu aos GCMs e ao prefeito pelo incentivo e investimentos na Corporação

Guilherme Gazzola afirmou que Itu se orgulha da GCM

GCMs foram condecorados com Medalhas de Mérito “Prefeito João Machado”

Vereador Benedito Roque Moraes, patrono da GCM, prestigiou o evento