17/04/2024
HomeCulturaCentro Ituano de Letras e Artes completa um ano de existência

Centro Ituano de Letras e Artes completa um ano de existência

Imagem mostra crianças de costas ouvindo uma história contada por uma mulher. O local é o Centro Ituano de Letras e Artes, que completa 1 ano de exitência

Criado pela Prefeitura de Itu, o Centro Ituano de Letras e Artes aproveita a data para também celebrar o Dia do Índio

Inaugurado do dia 18 de abril de 2022, o Cila (Centro Ituano de Letras e Artes) está se consolidando como um lugar agradável, dialógico, pulsante e afetivo, estando aberto à população de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Neste primeiro ano de existência, o espaço abrigou apresentações de teatro, dança, oficinas de arte, diálogos sobre as questões étnico raciais, celebrações públicas e ainda o Clube da Leitura.

Criado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, o Cila é reconhecido como um espaço cultural dinâmico, participativo, acolhedor e contemporâneo, sendo composto pela Biblioteca Municipal Olavo Valente, a Discoteca Newton Costa, a Hermeroteca, o Cilinha (Biblioteca Infantil e Infanto-juvenil) e o Ateliê de Arte.

Muitas pessoas gostam de estar no Cila para estudar, pesquisar, trabalhar online, participar dos eventos, criar composições artísticas em grupos de convivência ou mesmo sozinhos. Outra característica que já se tornou uma identidade do Cila é a promoção de encontros e apresentações, de várias linguagens artísticas, e diálogos sobre temas importantes no mundo contemporâneo.

Dia do ÍndioPara marcar esta data de um ano de sua abertura, nesta quarta-feira (19/04), data em que se comemora o Dia do Índio, o Centro Ituano de Letras e Artes receberá crianças do 5° ano da EMEF Marilze Calil, que estarão dando sequência às atividades do tema “Vidas Indígenas Importam”, escolhido por elas mesmas.

A família Awapeiteinju, Guaranis que residem em Itu, estarão no Cila para interagir com os alunos e compartilhar suas experiências, de acordo com a tradição dos povos originários do Brasil, através da oralidade, do diálogo, da contação de histórias.

Confira os últimos eventos realizados no espaço:

– Clube de Leitura

– 6ª Mostra Livre de Cinema será realizada no Cila