HomeCulturaCelebrações da Semana Santa em Itu reúnem centenas de pessoas

Celebrações da Semana Santa em Itu reúnem centenas de pessoas

Procissão de Passos reuniu centenas de pessoas nas ruas de Itu

Começaram em Itu as celebrações da Semana Santa e Páscoa na Paróquia de Nossa Senhora Candelária. As cerimônias estão acontecendo na Igreja Matriz, na Igreja do Bom Jesus e no Convento do Carmo, e contam com a participação das Irmandades, Ordens Terceiras, as Bandas do Carmo e União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum de Itu.

Na sexta-feira (18/03) aconteceu o depósito da imagem Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária, e solene Via Sacra.

No sábado (19/03), foi realizado na Igreja do Carmo, o tradicional Ofício de Trevas. Os salmos e as antífonas foram entoados em cantochão e Canto Gregoriano pela Schola Cantorum de Itu. As lições, também em Canto Gregoriano, foram feitas pelos congregados marianos. Já os responsórios, compostos em Itu em 1876 pelo Maestro Tristão Mariano da Costa, foram entoados pelo Coral Vozes de Itu e solistas.

No domingo (20/03), aconteceu a Procissão de Passos. A contemplação dos sete Passos é feita, desde o século XVIII, em casas de família, na região central da cidade. A procissão do Senhor dos Passos sai da Igreja do Carmo e da Senhora das Dores da Igreja Matriz. O encontro se dá na Igreja do Bom Jesus.

Em cada Passo, a Verônica entoa o canto composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo. O Coral Vozes de Itu foi acompanhado de pequena orquestra que cantou os Motetes do Maestro José Mariano da Costa Lobo. As imagens foram esculpidas por Pedro da Cunha no Rio de Janeiro, no século XVIII. A Corporação Musical União dos Artistas executou no caminho as Marchas do Senhor dos Passos, recuperadas recentemente e que há mais de 60 anos não eram ouvidas.

Acompanhe abaixo os dias, locais e horário das celebrações:

25/03 – sexta-feira santa

10h – Igreja do Bom Jesus, o Sermão das Sete Palavras.

A cerimônia é realizada em Itu desde 1867, a primeira que existiu no Brasil. Diante de um grande cenário representando o Calvário, as sete últimas frases ditas por Jesus, já pregado à Cruz são contempladas pelo pregador, que neste ano será o Frei Antonio Silvio da Costa Júnior, da Ordem do Carmo. A cada reflexão o Coral Vozes de Itu canta um motete específico. Parte das obras musicais foi composta em Itu por Elias Álvares Lobo (1867). Outras são do italiano Rosati, também escritas em língua portuguesa. Ao final, contemplando a morte de Jesus um tocante cortejo conduz a imagem do Senhor Morto, enquanto se canta o hino medieval Vexila Regis, que recorda a morte como algo efêmero diante da ressurreição.

15h – Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária, a Adoração da Cruz

A cerimônia oficial da Igreja Católica, celebrada no mundo inteiro exatamente na hora que se lembra a morte de Jesus é discreta e conta com diversas partes cantadas em Canto Gregoriano. A maioria das músicas é polifônica e foi composta por Tristão Mariano da Costa (1876), meditando os momentos da morte de Jesus. Tudo é cantado pelo Coral Vozes de Itu. Não há missa. Todo o povo participa da adoração. No final é distribuída a comunhão ao som dos Motetes de Passos de José Mariano. A celebração é conduzida pelo Padre Francisco Rossi, Pároco.

25/03 – sexta-feira santa

19h – Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária, a Meditação às Sete Dores de Maria e Procissão do Enterro

Na noite de Sexta-feira Santa, o povo se reúne na Igreja Matriz para a meditação das sete Dores de Maria. Diante da imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, uma a uma, são lembradas as dores que sofreu a Virgem Maria, meditadas pelo Padre Francisco Rossi, Pároco. A cada meditação o Coral Vozes de Itu canta trechos do Stabat Mater de Miguelzinho Dutra.

Em seguida sai daquela igreja a Procissão do Senhor Morto, em que a imagem, esculpida em 1796, é conduzida pelas ruas centrais de Itu acompanhada pelas irmandades, banda de música e pelo Coral Vozes de Itu em tocante cortejo fúnebre. A cada parada a Verônica canta seu hino próprio, composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, e se cantam os motetes do Maestro Elias Lobo.

26/03 – sábado

9h – Igreja do Bom Jesus, o Ofício de Matinas de Sábado Santo

Muito parecido com o Ofício de Trevas, nesta cerimônia recitam-se salmos, antífonas e responsórios, próprios em Canto Gregoriano e cantochão. A Schola Cantorum de Itu se incumbe dos salmos enquanto os professores do grupo cantarão as lições, as antífonas e os responsórios compostos por José Tescari em Itu, em 1912.

Texto e foto: Decom/ Prefeitura Itu

(21/03/2016)