Widget Image
Secretarias
14/11/2019
HomeGestões AnterioresCarnaval de Rua reuniu milhares de foliões no centro e no Pirapitingui

Carnaval de Rua reuniu milhares de foliões no centro e no Pirapitingui

A abertura do carnaval em Itu, que este ano retornou com os desfiles ao centro da cidade, aconteceu na noite do último sábado (06/02). Na oportunidade, o prefeito Antonio Tuíze e a primeira-dama Zélia Vaccari Gomes recepcionaram o Rei Momo, Luis Fabiano de Souza Freitas, e a Rainha do Carnaval, Célia Regina de Camargo. O chefe do Executivo também entregou a chave da cidade ao Rei Momo. O vice-prefeito Neto Beluci, que estava acompanhado de sua esposa, Silvana Volponi Beluci, secretários e diretores municipais também prestigiaram os desfiles carnavalescos.

No sábado (06/02), desfilaram o Bloco do “R”; a Escola de Samba “Acadêmicos da Bica”, com o enredo “Festa na roça é prá lá de bom o sertanejo é quem comanda o som”; a Escola de Samba “Pérola Negra de Itu”, que cantou o enredo “O que é felicidade?”; e a Escola de Samba “Mocidade Independente de Itu”, que levou para as ruas o enredo “Simplício, um exagero de alegria”.

No domingo (07/02), o Bloco da “Melhor Idade” abriu o desfile com o enredo “Brincando com jogos”; na sequência desfilaram a Escola de Samba “Acadêmicos do Vale do Sol”, com o enredo “O astro rei em uma viagem fantástica ao mundo do carnaval”; a Escola de Samba “Acadêmicos Zona Sul”, que apresentou o enredo “José Ferraz de Almeida Junior”; e o Bloco “Gaviões da Fiel de Itu”.

A Escola de Samba “Mocidade Independente de Itu” sagrou-se a campeã do Grupo Especial. Já o título de campeã do Grupo de Acesso ficou com a Escola de Samba “Acadêmicos do Vale do Sol”. Além dos desfiles das escolas e blocos, moradores de Itu e turistas puderam se divertir com a programação do “Carnaval Como nos Velhos Tempos”, realizado no coreto da Praça Padre Miguel (Matriz), com banda tocando marchinhas nas quatro noites de folia e também em duas matinês (07/02, domingo e 09/02, terça-feira).

Na região do Pirapitingui, os foliões dançaram e cantaram ao som de um trio elétrico que permaneceu no local, no domingo e terça-feira de carnaval. Os desfiles no centro da cidade contaram com o suporte da empresa Brasil Kirin. A Prefeitura de Itu preparou uma estrutura completa, que teve consultório móvel, ambulância, banheiros químicos masculinos, femininos e para deficientes físicos, que foram colocados na Praça da Independência (Largo do Carmo). A Fiscalização de Ambulantes foi intensificada, na intenção de coibir o comércio irregular.

O Conselho Tutelar e a Fiscalização de Posturas também estiveram presentes nos dois dias de festa, para atender eventuais ocorrências. Dezenas de Policiais Militares e Guardas Civis Municipais garantiram a segurança de toda população.

A Prefeitura preparou ainda um esquema especial para a realização da limpeza urbana das vias públicas, da Rua Floriano Peixoto e seu entorno, ao final de cada dia de desfile. Os containers de lixo foram retirados do percurso, visando evitar qualquer tipo de transtorno ou vandalismo, e foram recolocados logo após o término das festividades.

Texto: DECOM

Fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu

(10/02/16)