HomeGestões AnterioresCanalização do Córrego Guaraú está prestes a ser concluída

Canalização do Córrego Guaraú está prestes a ser concluída

Nos últimos dias, as obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu concluíram o assentamento de mais 200 metros de aduelas de concreto no Córrego Guaraú, trecho localizado após a sede da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais).

Os trabalhadores estão exatamente nos fundos do Condomínio Portal de Itu ao lado da Rodovia Convenção (Itu-Salto) e a previsão é de que no fim do próximo mês este córrego já esteja 100% canalizado, se igualando à realidade do Córrego Taboão.

A próxima frente de trabalho pretende canalizar o Córrego Brochado, que atualmente está com 60% das aduelas já instaladas, faltando apenas a drenagem do trecho localizado entre o piscinão da Vila Gatti e a antiga Estação Ferroviária de Itu.

Benefícios

A obra de canalização dos córregos urbanos de Itu (Guaraú, Taboão e Brochado) é considerada a maior obra de manejo de águas pluviais do país, com investimentos de aproximadamente R$ 95 milhões, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração e Crescimento).

Quando concluído, o empreendimento resultará em quase 10 quilômetros de córregos canalizados. Alguns trechos dos córregos serão contornados por um parque linear com pistas de caminhada, ciclovia, arborização e paisagismo e 80 mil mudas de árvores serão plantadas em toda a cidade.

Texto e Fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(08/04/15)