HomeSaúdeCampanha Outubro Rosa tem Caminhada e Pedal da Amizade

Campanha Outubro Rosa tem Caminhada e Pedal da Amizade

Nos dias 20 e 21, como parte da Campanha Outubro Rosa – promovida pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, OncoItu Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida e Solidariedade (ONG+Vida) – serão realizadas respectivamente uma caminhada pelas ruas centrais da cidade e a 12ª edição do Pedal da Amizade – Itu/SP. A caminhada terá concentração e aquecimento, às 8h30, na Praça da Independência (Carmo). Já o Pedal da Amizade terá início às 7h, em frente ao prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Itu, na Avenida Daniel Ratti, 253, Pinheirinho.

Para participar da caminhada de 1,6 km, que contará com animação dos palhaços dos Doadores da Alegria e distribuição de pipoca e algodão doce, basta se dirigir até o local e, se possível, contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Quem fizer a doação ganhará, enquanto estiver disponível no estoque, uma camiseta alusiva à caminhada.

O Pedal da Amizade, com um percurso de 35 km, está com inscrições abertas até o próximo dia 18 pelo site www.itu.sp.gov.br/inscricoes Além de preencher o formulário disponível na referida página, o ciclista deve entregar no dia do evento um quilo de alimento (arroz ou feijão) e um pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G). Os alimentos serão doados ao Funssol e as fraldas geriátricas à Apae de Itu. A organização sugere aos ciclistas que usem roupas ou acessórios na cor rosa em alusão ao Outubro Rosa.

Ao longo do mês de outubro diversos pontos da cidade de Itu ganham iluminação e ou decoração na cor rosa em alusão à Campanha Outubro Rosa, que visa estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama por meio do autoexame e dos exames periódicos, sem excluir a consulta periódica ao médico.

O segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o de mama, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Homens também são acometidos pelo câncer de mama, mas é raro e representa 1% do total de casos da doença.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, sendo que acima dessa idade a incidência cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria do casos tem bom prognóstico.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama. É importante ressaltar que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A Campanha Outubro Rosa em Itu conta com apoio de Secretarias Municipais (Esportes/Governo/Segurança, Trânsito e Transportes/ Serviços Urbanos/Turismo, Lazer e Eventos), Protur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional, Doadores da Alegria e empresas.

Confira a programação completa da campanha em Itu:

– Dia 15 de outubro, às 7h30: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 04, localizada no bairro Jardim das Rosas

– Dia 15 de outubro, às 11h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 07, localizada no bairro Santa Terezinha

– Dia 16 de outubro, às 7h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 15, localizada no bairro Residencial Potiguara

– Dia 16 de outubro, às 8h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 01, localizada no bairro Jardim Convenção

– Dia 17 de outubro, às 8h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 02, localizada no bairro Jardim União

– Dia 18 de outubro, às 11h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 14, localizada no bairro Jardim Aeroporto

– Dia 19 de outubro, às 9h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 05, localizada no bairro Rancho Grande

– Dia 20 de outubro, às 8h30: Caminhada, com concentração e aquecimento na Praça da Independência (Praça do Carmo) e percurso por ruas do centro da cidade, totalizando 1,6 km. A Caminhada contará com animação dos palhaços dos Doadores da Alegria e distribuição de pipoca e algodão doce. É possível ganhar uma camiseta da Caminhada, enquanto estiver disponível no estoque, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol)

– Dia 21 de outubro, a partir das 7h: 12ª Edição do Pedal da Amizade – Itu/Sp, com saída e chegada em frente ao prédio da Apae – Itu, percorrendo 35 km. As inscrições podem ser feitas pelo site www.itu.sp.gov.br/inscricoes e, no dia do evento, o participante deve entregar um quilo de alimento (arroz ou feijão) e um pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G) que serão doados, respectivamente, ao Funssol e à Apae de Itu. A organização sugere aos ciclistas que usem roupas ou acessórios na cor rosa em alusão ao Outubro Rosa

– Dia 22 de outubro, às 7h: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 03, localizada no bairro São Judas Tadeu

– Dia 22 de outubro, às 8h45: ações de prevenção ao câncer de mama com orientações pela equipe da ONG+Vida, na UBS 12, localizada no bairro Novo Mundo