27/03/2024
HomeCulturaCaminhada Musical relembra os antigos Carnavais nas ruas de Itu nesta sexta

Caminhada Musical relembra os antigos Carnavais nas ruas de Itu nesta sexta

Enfeites e adereços que serão utilizados na Caminhada Musical “Ô abre alas que vamos passar...” prometem impressionar os presentes

Enfeites e adereços que serão utilizados na Caminhada Musical “Ô abre alas que vamos passar…” prometem impressionar os presentes

Os preparativos para a Caminhada Musical “Ô Abre Alas que vamos passar…” estão a todo vapor. Os enfeites que serão utilizados estão sendo feitos pelos professores da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro”, Geralda Pessoa, de artesanato, e Luciano Luz, de desenho.

A caminhada acontece nesta sexta-feira (08/02) na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), a partir das 20h, e promete grandes surpresas para quem comparecer ao local. Muitas fitas, lantejoulas, tintas, cola, glíter e cores estão sendo usadas para embelezar essa viagem aos velhos tempos dos carnavais.

O objetivo do evento é transformar a Praça da Matriz em um Carnaval como acontecia antigamente, em que os salões de Itu ficavam cheios de foliões que amanheciam dançando e cantando ao som de tradicionais bandas da cidade. Os cordões e blocos de outrora também serão revividos com os “foliões” dos grupos participantes, CRAS Promai, CRAS Bumba meu Boi e Coral Vozes de Itu.

O evento terá como anfitriões o Pierrot e a Colombina, que levarão todos os presentes por um passeio aos carnavais de décadas passadas com muita descontração e alegria. Para trazer à tona o encanto que o tema desperta, serão apresentadas marchinhas e os participantes dos blocos estarão com adereços que lembrarão a época. A Caminhada Musical é organizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

E não se pode falar do Carnaval em Itu sem mencionar o Bloco do R, que também participará da Caminhada. O bloco foi o único que sobreviveu e permaneceu na ativa desde sua fundação, em 1958, quando surgiu como uma brincadeira entre amigos, com o nome de Bloco da Ralé, e chegou a ter 300 integrantes em seus anos de glória.

Além do Bloco do R que animará os foliões, os Seresteiros ao Luar apresentarão as marchinhas durante o percurso da Caminhada e ao final do desfile os Seresteiros ao Luar continuarão a tocar no coreto da praça, finalizando a caminhada com um grande baile. Quem quiser vir fantasiado será bem vindo e ajudará a animar a folia e a organização garante que podem esperar algumas surpresas.

Decom
Foto: Renata Guarnieri/AI Prefeitura Itu