Widget Image
Secretarias
HomeGestões AnterioresBOLETIM DA DENGUE

BOLETIM DA DENGUE

Edição 01 – 15 de fevereiro de 2016

A Secretaria Municipal da Saúde informa que, no período de 1º de janeiro de 2016 até o último dia 11 de fevereiro, o município de Itu registrou 70 casos autóctones de dengue e 5 casos importados da doença. Não há registro de casos confirmados de zika e chikungunya na cidade.

O trabalho de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) em Itu ocorre de forma contínua, ao longo de todo o ano. É fundamental que a pessoa vistorie com frequência suas residências para eliminação de criadouros do Aedes aegypti e procure por um serviço de saúde se apresentar sintomas dessas doenças.

Os sintomas de dengue são febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Os principais sintomas do chikungunya são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Também podem ocorrer dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Já o zika vírus apresenta como principais sintomas dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

Mulheres gestantes devem redobrar as medidas de proteção devido ao zika vírus como, por exemplo, uso de repelente especial para gestantes e de blusas e calças compridas, além de manter portas e janelas fechadas ou com telas. Outra recomendação dos profissionais da saúde é a de que pessoas que viajaram, no último feriado, para cidades onde há número considerável de casos dessas doenças se mantenham atentas ao surgimento de sintomas.

Durante o tratamento de casos positivos dessas doenças, o paciente deve seguir as orientações médicas e realizar os exames indicados independente da melhora do quadro clínico.

 

Secretaria Municipal da Saúde

Prefeitura da Estância Turística de Itu