Widget Image
Secretarias
21/03/2024
HomeSaúdeBoletim Coronavírus Itu – 06

Boletim Coronavírus Itu – 06

Hoje (20/03/2020) completamos uma semana do dia zero da transmissão comunitária do Covid-19 no Estado de São Paulo. Quanto aos casos notificados, até o momento, Itu registrou:
– 20 casos suspeitos (aguardando resultados de exames)
– 4 casos por nexo causal (metodologia adotada pelo Governo Estadual a partir da decretação de transmissão comunitária no Estado de São Paulo)
– 3 casos descartados

Todos os casos suspeitos e por nexo causal permanecem em isolamento domiciliar aguardando o cumprimento de quarentena (14 dias).
Nexo causal não é um caso confirmado por exame laboratorial. A cidade de Itu não tem nenhum caso positivo comprovado por exame até o momento. No entanto, diante dos sintomas constatados clinicamente e das ocorrências de transmissões coletivas no Estado de São Paulo, os pacientes enquadrados como nexos causais são preventivamente colocados em isolamento domiciliar para o devido acompanhamento.

“Estamos avaliando duas vezes por dia a situação do município. Atendemos as orientações do Governo do Estado e agimos conforme as mudanças no cenário epidemiológico de Itu. Entendemos que terminar a primeira semana sem casos confirmados reforça a importância das decisões tomadas dentro de um prazo sensato.” destaca Guilherme Gazzola.
O prefeito também agradece a todos os servidores públicos que entenderam que em momentos em crise eles são fundamentais para a manutenção da ordem e dos serviços para a população.
Entretanto, com o crescimento da curva do número de suspeitos em Itu, ficam determinadas algumas mudanças a partir de 23/03 (segunda-feira):

Serviços de Saúde:

– Ficam suspensos o agendamento de exames de tomografia, raio X e ultrassom eletivos. Os atendimentos de urgência, bem como os exames de pacientes em tratamento oncológico e gestantes seguirão sendo realizados.
– Suspensão dos serviços odontológicos na rede pública municipal, com exceção aos atendimentos de urgência e emergência.
– Visitas hospitalares no Hospital Municipal estão restritas a um acompanhante por horário.

Atendimentos no Paço Municipal:
– O posto de atendimento “SEBRAE aqui” não irá realizar atendimentos presenciais. Os mesmos serão realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pelos telefones (11) 4023-5267 ou (11) 4023-6104, pelos emails [email protected] e também via skype. Em casos de urgência o atendimento presencial poderá ser realizado com agendamento.

– O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) não irá realizar atendimentos presenciais. Os mesmos serão realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pelos telefones (11) 4886-9070 ou (11) 4886-9071, pelo whatsapp (11) 99340-9072 ou pelo email [email protected]. Em casos de urgência o atendimento presencial poderá ser realizado com agendamento.

Servidores municipais com mais de 60 anos:
– Ficam liberados para trabalhar de casa os servidores públicos municipais com mais de 60 anos, com exceção daqueles ligados à segurança e à saúde.

 Isenção do IPTU:
O Poder Executivo já enviou uma proposta de alteração de lei complementar, em caráter de urgência, para prorrogação dos prazos de isenção de IPTU. A votação na Câmara de Vereadores de Itu está prevista na terça-feira (24/03) em regime de urgência. A propositura visa prolongar por até 90 dias (prorrogáveis por igual período se necessário) o prazo para a solicitação da isenção de IPTU. A medida visa beneficiar, em especial, a população idosa do município.

Suspensão de aulas na Rede Municipal:
Ficam suspensas as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino a partir de segunda-feira (23/03) até o dia 24/04. Um comunicado foi encaminhado aos pais/responsáveis, detalhando as antecipações dos recessos escolares, para não haver dúvidas sobre reposições.

Em caso de dúvidas os munícipes podem utilizar o Whatsapp da Prefeitura de Itu: (11) 94136-6222.