Widget Image
Secretarias
HomeSaúdeBoletim Coronavírus Itu – 03

Boletim Coronavírus Itu – 03

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, neste momento, a situação da cidade de Itu está em fase de contenção com o objetivo de limitar a transmissão do coronavírus.

No momento, há 4 casos suspeitos na cidade. Uma mulher, de 39 anos, com histórico de viagem a Dubai. Um homem, 20 anos, vindo da Itália. Uma mulher, 43 anos, mãe do rapaz de 20 anos. Um homem de 43 anos, piloto de avião em rotas nacionais.
As principais orientações do Ministério da Saúde para se prevenir contra o Covid-19 são: evitar aglomerações; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel  na impossibilidade de lavar as mãos; deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente.

Em caso de dúvidas os munícipes podem utilizar o Whatsapp da Prefeitura de Itu: (11) 94136-6222.

Todos os servidores públicos municipais manterão atividades normais em seus postos de trabalho.
O Prefeito também destaca que o momento é de colaboração de todos, seguindo as orientações emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais.

Seguem orientações de serviços de algumas Secretarias Municipais:

CULTURA:
– Estão temporariamente cancelados os eventos a serem realizados em praças públicas ou em equipamentos da própria Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.

– Bibliotecas públicas: estarão em funcionamento somente para retirada e entrega de livros, não sendo permitida a permanência de usuários nas dependências desses equipamentos. Os funcionários estarão disponíveis nos equipamentos para atendimento.
– Casa da Cultura: estão cancelados os eventos na Casa da Cultura, antiga Casa da Praça. Os funcionários estarão disponíveis para atendimento e prestação de serviços à população.
– Emia: as aulas estão temporariamente canceladas, tanto para cursos como para as oficinas. Os professores e funcionários estarão disponíveis para atendimento aos pais e alunos.

EDUCAÇÃO:
– No período de 16 a 20 de março as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. As faltas de alunos serão abonadas nos casos em que os pais puderem e quiserem ficar com os filhos em casa.

– A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas da rede municipal. Indicamos que o mesmo ocorra nas instituições particulares.

MEIO AMBIENTE:
– O Parque Geológico do Varvito, o Parque Almeida Junior, o Centro de Educação Ambiental “Miguel Lorente Villa” estão fechados. O Centro de Educação Ambiental “Bosque Alceu Geribello” permanecerá fechado, com exceção do dia e horário em que acontece a Feira de Orgânicos no local. As atividades de educação ambiental que concentram pessoas estão adiadas.

PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
– CRAS: estão suspensas as oficinas com grupos de convivência; suspensas visitas socioassistenciais em residências, com exceção do cumprimento de relatórios urgentes ou determinação do Poder Judiciário; estão mantidos os atendimentos individuais e os atendimentos do Bolsa Família e CadÚnico, serviços de emissão de passe de ônibus e outras orientações socioassistenciais.
– CREAS: estão suspensas as oficinas ou reuniões de grupos de convivência que não sejam caracterizados como emergenciais; suspensas de visitas socioassistenciais em residências, com exceção do cumprimento de relatórios urgentes ou determinações do Poder Judiciário; estão mantidos os atendimentos individuais.
– CCI: estão suspensas as oficinas ministradas pelo Centro de Capacitação Inclusiva (CCI).
– Conexão Jovem: estão suspensas as reuniões ou oficinas de grupos.
– Centro Dias do Idoso: estão suspensas as atividades com os idosos.
– Centro Pop: estão suspensas oficinas e reuniões de grupos. Foi determinada a divisão por grupo de menor número para assistência nos horários de café da manhã e almoço.
– Estão suspensas todas as atividades e eventos programados para usuários dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos seja em ambientes internos ou externos.

TURISMO:
– A Cidade da Criança está fechada.