Widget Image
Secretarias
13/07/2020
HomeSaúdeBOLETIM CORONAVÍRUS ITU – 02

BOLETIM CORONAVÍRUS ITU – 02

Com a necessidade imposta pela situação atual de evitar aglomerações e prevenir a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Itu relacionou diretrizes iniciais a todos os setores da população. Destacamos que neste momento, a cidade não tem nenhum registro suspeito ou confirmado do Covid-19.
A conduta indicada pelo Ministério da Saúde caminha para o isolamento social, sendo assim, orientamos que as pessoas devem se movimentar somente para atividades essenciais. A cidade está preparada para lidar com esta questão e já tem adotado medidas como o avanço nas obras dos leitos de UTI do Hospital Municipal bem como já foi realizado o pedido de intervenção nos leitos do Hospital São Camilo, caso seja necessário.
Em relação ao atendimento nos setores públicos, o Prefeito Guilherme Gazzola destacou que os servidores públicos municipais são fundamentais neste processo de combate ao coronavírus. “Contamos com cada um dos nossos servidores, colaborando em seus postos de trabalho para orientar, acalmar e resolver os problemas da população. Liberei toda a minha agenda para poder me dedicar diariamente a cada um dos setores de atendimento, acompanhando e trabalhando em conjunto com os servidores. Nós podemos colaborar para diminuir a transmissão do coronavírus.”
O Prefeito também destacou que o momento é de colaboração de todos, seguindo as orientações emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais. “Peço que, as divergências políticas sejam colocadas de lado em prol da segurança da população, este é o momento de todos estarem unidos” reforçou Gazzola.

Segue abaixo as orientações separadas por área:

SAÚDE:
– Orientamos aos moradores que, diante dos sintomas da doença, procurem uma UBS ou o pronto atendimento.
– Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer autoisolamento por sete dias, evitando grandes movimentações em locais com aglomeração de pessoas.
– Os médicos foram orientados a fazer prescrições de remédios com validade mais prolongada aos pacientes que fazem uso de medicamento contínuo, para evitar que a pessoa tenha de se deslocar à unidade de saúde somente para atualizar receita.
– Idosos e pacientes crônicos devem evitar viagens, cinema, shoppings, shows e outros locais com aglomeração.
– Consultas nas especialidades médicas: Pacientes com consultas agendas em especialistas devem continuar comparecendo as mesmas, umas vez que é de fundamental importância a continuidade do acompanhamento a estes pacientes que possuem comorbidades, ou seja, doenças associadas que junto com o coronavírus rapidamente podem se tornar casos de alta gravidade.
– Seguindo a determinação federal, ficam suspensas as férias e licenças prêmio de profissionais da área da saúde.

EDUCAÇÃO:
Seguiremos as orientações do Governo do Estado de São Paulo, sendo determinado que:
– Durante esta semana de 16 a 20 de março as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. Pais que puderem e quiserem ficar com os filhos em casa, a partir do dia 16, terão as faltas abonadas.
– A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas da rede municipal. Indicamos que o mesmo ocorra nas instituições particulares.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
(Esporte / Cultura / Turismo, Lazer, Eventos / Meio Ambiente/Melhor Idade )

– A partir de amanhã, dia 16 de março, ficam suspensas todas as atividades complementares como atividades esportivas oferecidas pela secretaria municipal de esportes, aulas e atividades culturais oferecidas pela secretaria municipal de cultura, trilhas e eventos oferecidas pelas secretaria municipal de turismo, lazer e eventos, oficinas e atividades realizados na sede da melhor idade. Entretanto, os servidores municipais que atuam nestes setores estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para acalmar e orientar a população.

EVENTOS MUNICIPAIS, PARTICULARES E ENCONTROS RELIGIOSOS:
– A partir de amanhã, dia 16 de março, ficam suspensos todos os eventos que seriam realizados pela Prefeitura de Itu.
– Orientamos que os eventos – sejam eles, artísticos, científicos ou comerciais – não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público.
– Recomendamos também que instituições religiosas evitem realização de reuniões e celebrações públicas neste período, em substituição a estes encontros, sugerimos o uso de transmissão ao vivo pela internet.