Widget Image
Secretarias
08/04/2024
HomeNotíciasBivalente contra a Covid é liberada para pessoas com 18 anos ou mais

Bivalente contra a Covid é liberada para pessoas com 18 anos ou mais

Imagem mostra a fachada da UBS 5, um dos pontos de vacinação da vacina bivalente contra a Covid

Recomendação do Ministério da Saúde beneficia pessoas nessa faixa etária que tenham recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes

A Secretaria de Saúde de Itu informa que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, amplia a partir desta terça-feira (25/04), a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid 19 para toda a população acima de 18 anos, desde que a pessoa tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou como dose de reforço, com intervalo de quatro meses da última dose. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 (Jardim União) e a UBS 05 (Rancho Grande) permanecem abertas até às 19h. No sábado (29/04), haverá vacinação das 8h às 14h, nas UBS 01 (Jardim Convenção), 02 (Jardim União), 05 (Rancho Grande), 08 (Centro) e 10 (Vila Tonica).

A secretária de Saúde de Itu, Janaína Guerino de Camargo, enfatizou que a vacinação é um ato coletivo, pois o imunizante protege a saúde de quem recebeu a vacina e também das pessoas de sua convivência, de forma especial as mais vulneráveis como, por exemplo, idosos e as que têm comorbidades.

Segundo a equipe do Ministério da Saúde, o objetivo dessa recomendação é a de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo o Brasil. A fim de resgatar na população brasileira a confiança nas vacinas para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação.

Além da aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente para as pessoas com 18 anos ou mais que tenham recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes, recomendada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Itu segue com os demais esquemas de vacinação contra a Covid.