Widget Image
Secretarias
26/03/2024
HomeCulturaBanda União realiza série de apresentações do seu 103º aniversário

Banda União realiza série de apresentações do seu 103º aniversário

Para celebrar os 103 anos de fundação da Corporação Musical União dos Artistas, conhecida como Banda União, a Secretaria Municipal de Cultura realiza dois concertos gratuitos comemorativos. No sábado (13/06), às 20h, a apresentação acontece na sede da Banda, localizada na Rua Santa Rita, 978, Centro. Já no domingo (14/06), às 11h, é a vez da Praça Padre Miguel (Matriz), receber os músicos da Banda União em um concerto que também promete encantar a todos.

Fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, o primeiro maestro da Banda, teve a sede própria inaugurada em 1939, construída com muito sacrifício, em regime de mutirão pelos próprios músicos que batizaram o local com o nome do maestro, compositor e músico ituano “Elias Álvares Lobo”.

A Corporação Musical União dos Artistas tem um repertório que gira entre composições locais típicas da cultura paulista, como dobrados, valsas e sambas, dispõem de obras de compositores como Rossini, Verdi e Tchaikovsky, assim como Pixinguinha, Chico Buarque e Noel Rosa.

Toda a população está convidada a prestigiar as apresentações e comemorar mais um aniversário dessa tradicional Banda ituana.